Boeing moderniza frota de Espanha com helicópteros Chinook CH-47F

Boeing vai reconfigurar 17 helicópteros CH-47D Chinooks para o modelo CH-47F para o Exército Espanhol. Os novos helicópteros começam a chegar a Espanha em 2021.

Boeing moderniza frota de Espanha com helicópteros Chinook CH-47F
Boeing moderniza frota de Espanha com helicópteros Chinook CH-47F. Foto: Boeing

A Boeing vai atualizar todos os 17 helicópteros CH-47D Chinook de Espanha para a configuração do modelo F, acrescentando recursos como o sistema de controlo de voo automático digital, sistema comum de arquitetura de aviónica (toda a eletrónica a bordo dos helicópteros) e manuseamento avançado de carga para alinhar a frota de helicópteros Espanha com as frotas de outras países.

Trata-se da primeira encomenda feita por um cliente fora dos EUA, através de um contrato assinado entre a Boeing e o Exército dos EUA em julho. O contrato abrange seis novos modelos F para os EUA e opções para mais 150 Chinooks para clientes dos EUA e internacionais. A Boeing indicou que as entregas a Espanha começam em 2021.

“O Chinook é uma aeronave versátil que é usada por oito países da OTAN (NATO, sigla em inglês), incluindo a Espanha”, referiu Chuck Dabundo, vice-presidente de Cargo and Utility Helicopters e gestor do programa H-47. “Com este contrato, a tripulação dos Chinook de Espanha vão aproveitar a tecnologia e as atuais capacidades da plataforma, enquanto o país recebe uma atualização acessível que se baseia no investimento H-47 existente.”

O CH-47F é um bimotor, tandem rotor, helicóptero para carga pesada. Além do Exército e das Forças de Operações Especiais dos EUA, os Chinooks estão atualmente em serviço ou sob contrato em 19 forças de defesa internacionais.

Os Chinooks podem voar a velocidades superiores a 175 mph e transportar cargas superiores a 9,5 toneladas. Em 2017, a Boeing e o Exército dos EUA anunciaram o desenvolvimento do CH-47F Block II, que incorporará uma nova lâmina de asa de rotação, sistema redesenhado de combustível, melhorias no sistema de transmissão e melhorias estruturais na fuselagem.