Boeing recebe encomenda de 173 milhões de dólares da Força Aérea dos EUA para mais oito helicópteros MH-139A

Boeing recebe encomenda de 173 milhões de dólares da Força Aérea dos EUA para mais oito helicópteros MH-139A
Boeing recebe encomenda de 173 milhões de dólares da Força Aérea dos EUA para mais oito helicópteros MH-139A . Foto: Boeing/Fred Troilo

Força Aérea dos EUA faz encomenda de 173 milhões de dólares à Boeing, para um fornecimento de mais oito helicópteros MH-139A Grey Wolf, incluindo o fornecimento de serviços de treino e suporte de sustentação.

“O MH-139A oferece maior velocidade, alcance e capacidade de carga, essenciais para apoiar missões de segurança nacional dos EUA”, disse, citado em comunicado pela Boeing, Azeem Khan, diretor do programa MH-139. “Estamos ansiosos para entregar essas aeronaves avançadas a bases em todo o país”, acrescentou Azeem Khan.

Após o contrato de 178 milhões dólares para o fornecimento de sete aeronaves em abril de 2025, esta nova encomenda eleva o número total de helicópteros encomendados para 34. Isto faz parte do primeiro conjunto de aeronaves previsto para implantação na Base Aérea de Minot (AFB), no Dakota do Norte.

A Força Aérea dos EUA concluiu recentemente os voos iniciais de teste e avaliação operacional, enquanto o programa MH-139A continua avançando em direção à capacidade operacional inicial, indicou a Boeing.

Até o momento, a Boeing entregou 18 aeronaves, incluindo 12 ativos de produção inicial de baixa taxa. A Boeing concluiu as entregas da primeira unidade operacional na Base Aérea de Malmstrom, em Montana, este ano e prevê entregar mais quatro aeronaves à Força Aérea ainda este ano.

O MH-139A é baseado no comprovado Leonardo Helicopters AW139 e está dotado de equipamento militar personalizado pela Boeing. O MH-139A é um helicóptero multimissão projetado para patrulha, busca e salvamento, além de transporte de tropas e cargas.

“O MH-139A Grey Wolf representa o melhor da parceria e da capacidade comprovada”, disse, citado em comunicado, Robert Beyer, gestor sénior do programa MH-139 na Leonardo Helicopters. O gestor acrescentou: “Ao desenvolver a confiável plataforma AW139, conseguimos entregar aos combatentes uma aeronave versátil que já demonstra seu valor para a Força Aérea dos EUA. Com cada novo lote, temos orgulho de continuar fortalecendo as missões de segurança nacional, ao mesmo tempo em que apoiamos a indústria e o emprego nos EUA.”