BPI recebe apoio do BEI de 300 milhões de euros para inovação portuguesa

Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu ao Banco BPI uma garantia para cobrir parcialmente o risco de crédito de novos empréstimos, até 300 milhões de euros, para projetos de inovação de empresas portuguesas.

Román Escolano, Vice-Presidente do BEI
Román Escolano, Vice-Presidente do BEI. Foto: BEI

O Banco Europeu de Investimento e Banco BPI estabelecem acordo para apoiar a inovação em Portugal. O BEI disponibiliza garantia, até 300 milhões de euros, através do ‘Innovfin Garantia para as empresas de média capitalização’. O financiamento é destinado a PME e empresas de média capitalização portuguesas.

A garantia do banco da União Europeia vai cobrir parcialmente o risco de crédito do BPI de uma carteira de novos empréstimos no valor de 300 milhões de euros para projetos de inovação a concretizar por empresas portuguesas.

O acordo estabelecido entre o BEI e o BPI é apoiado pelo instrumento financeiro ‘InnovFin MidCap Guarantee’ que está integrado no Horizonte 2020, ou seja, o programa de investigação e inovação da União Europeia. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, disponibilizando uma garantia financeira parcial aos intermediários financeiros parceiros do BEI.

É esperado que a garantia InnovFin “contribu-a para a criação de emprego, já que as PME e mid-caps são veículos fundamentais para o crescimento económico do país.” O acordo entre os dois Bancos irá permitir ao BPI financiar de pequenas e médias empresas inovadoras, com menos de 3000 trabalhadores. O BEI estima que “cerca de 80% dos investimentos financiados serão concretizados em regiões de coesão em Portugal.”

A Comissão Europeia lembrou, em comunicado, que em julho de 2017, “o BEI concedeu um empréstimo de 100 milhões de euros ao BPI especificamente dedicado ao financiamento, em condições vantajosas, de projetos de empresas portuguesas de pequena e média dimensão, até 3.000 empregados.”

Román Escolano, Vice-Presidente do BEI referiu que “o contrato celebrado, hoje, 21 de dezembro, vai tornar mais fácil às empresas portuguesas investir em inovação, um fator essencial para aumentar a sua competitividade e apoiar o seu crescimento a longo prazo”.

O responsável do BEI lembrou que “as PME e as mid-caps são veículos fundamentais da criação de emprego em Portugal e, por esta razão, o apoio aos seus investimentos em inovação, com condições financeiras vantajosas e prazos alargados, é uma das prioridades do BEI.”

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, referiu que “o acordo vai permitir às empresas inovadoras em Portugal ir mais longe, de forma mais rápida e assumindo maiores riscos, gerando novos empregos e crescimento, e desenvolvendo novos mercados”, e esclareceu que “80% deste investimento deverá ir para regiões já financiadas pela política de coesão da UE.”

Pablo Forero, CEO do Banco BPI, lembrou que “esta operação é um novo marco na relação entre o BPI e o BEI”, dado que o acordo vai permitir ao BPI “reforçar a concessão de crédito de médio e longo prazo dirigido a investimentos realizados pelas PME e mid-caps inovadoras líderes em Portugal, uma das principais prioridades de negócio partilhadas por ambas as instituições financeiras”.