Braga: “Os Soldadinhos de Chumbo” no Museu dos Biscainhos

Espetáculo de teatro de rua “Os Soldadinhos de Chumbo”, pelo Grupo Pantomina, assinala o encerramento da Operação Museu dos Biscainhos, em Braga, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h30. O espetáculo tem entrada livre.

Braga: “Os Soldadinhos de Chumbo” no Museu dos Biscainhos
Braga: “Os Soldadinhos de Chumbo” no Museu dos Biscainhos

O espetáculo especialmente dirigido às famílias e crianças, “Os Soldadinhos de Chumbo”, vai assinalar o encerramento da Operação Museu dos Biscainhos, em Braga, no próximo dia 15 de abril. O espetáculo tem entrada livre e irá decorrer no Jardim Histórico do Museu dos Biscainhos.

“Os Soldadinhos de Chumbo são um projeto Pantomina – um grupo de animação de rua – cujo espetáculo musical é elaborado com instrumentos do imaginário-fanfarra (flautim, gaita-de-fole, tuba, trombone, caixa de rufo e bombo) tocados por soldados mimos que, através da sua mudez ensurdecedora, enriquecem as prestações desta banda rigidamente militar.

O grupo Interpreta repertório tradicional português, dixieland/trad jazz, marchas militares, marchas militarizadas, marchas militantes e temas circenses.

Um momento também importante para visitar o Museu depois da operação de beneficiação que sofreu. Uma operação orçada em 570 mil euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020, e que no edifício do Museu incluiu trabalhos de substituição das coberturas e intervenção nas fachadas do Museu dos Biscainhos.

Tendo as caixilharias sido alvo de beneficiação, através da remoção das partes constituintes de acabamento – tintas e elementos danificados, e a cobertura do volume mais alto foi substituída.

A Direção Regional de Cultura do Norte lembra que, entretanto, estão a decorrer os trabalhos preparatórios para a intervenção de requalificação subsequente, a qual será integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que irá decorrer nos próximos anos, e que terá um âmbito mais alargado, uma vez que incidirá no interior das instalações do Museu e jardins.