Bragança e Mirandela instalam Centros de Testes COVID-19

Centros de Testes COVID-19 vão ser instalados em Bragança e Mirandela. Os dois centros vão realizar até 400 testes por semana. Os centros vão fazer testes de todos os concelhos do distrito de Bragança.

Bragança e Mirandela instalam Centros de Testes COVID-19
Bragança e Mirandela instalam Centros de Testes COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

Os municípios de Bragança e de Mirandela vão em conjunto com unidades de saúde e laboratórios instalar centros de testes para triagem de COVID-19. A decisão dos municípios teve em conta a evolução epidemiológica da COVID-19 no Distrito de Bragança.

Uma evolução, com aumentos significativos, quer nos profissionais de saúde, quer no universo de pessoas idosas, com particular incidência os lares de terceira idade, não se conseguindo perceber a verdadeira realidade, por falta de testes.

Até ao momento, o Distrito de Bragança não estava dotado de nenhum centro de testes COVID-19, e de apenas uma unidade móvel de colheita de amostras, sediada em Macedo de Cavaleiros, e que encaminhava as amostras para o Hospital de S. João. Uma situação que revela insuficiente para as necessidades do Distrito, referem os responsáveis municipais.

As autarquias consideram “que se deve assegurar, de imediato, a realização de testes nos territórios mais envelhecidos e vulneráveis à COVID-19, por forma a evitar a propagação do vírus e, consequentemente, a eventual perda de vidas humanas”.

Os Municípios de Bragança e Mirandela, o Hospital Privado de Bragança e o Hospital Terra Quente, com a colaboração de um Laboratório com implantação nacional, devidamente credenciado para o efeito, com convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), “decidiram instalar dois Centros de Testes COVID-19, um em Bragança (localizado junto ao pavilhão Arnaldo Pereira) e outro em Mirandela (localizado no Hospital Terra Quente)”.

Os dois Centros de Testes COVID-19 vão possibilitar a realização de testes em todos os concelhos do distrito de Bragança, conforme futura identificação de necessidades e prioridades.

A instalação destes Centros de Testes COVID-19 tem como objetivo “complementar a atividade da ULSNE, acelerando o rastreio à população, permitindo a realização até 400 testes por semana, minimizando custos, evitando deslocações desnecessárias e duplicação de exames”.