Bragança: Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos

Butelo, casulas e caretos os ingredientes para um festival e um carnaval em Bragança, onde o património gastronómico está ligado a uma cultura de tradições que se mantêm genuínas no tempo. Bragança festeja uma das suas riquezas identitárias.

Bragança: Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos
Bragança: Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos. Foto: Rosa Pinto

Em Bragança vive-se o carnaval tradicional do nordeste transmontano, que é acompanhado com uma das excelências culturais da gastronomia da região; o butelo e a casula. Numa iniciativa cultural, em defesa do património histórico, a capital transmontana realiza o “Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos”, de 9 a 13 de fevereiro de 2024.

O Festival do Butelo e das Casulas, na Praça Camões, irá promover aquele que é prato por excelência do Entrudo transmontano. No dia 9 de fevereiro, 40 expositores oriundos dos Distritos de Bragança e Vila Real disponibilizam produtos como fumeiro, vinho, azeite, mel, doçaria e pão, artesanato, entre outros.

Também, e até ao Dia de Carnaval, a 13 de fevereiro, irão decorrer, na Praça Camões, showcookings com os chefes Óscar Geadas, do Restaurante G, Estrela Michelin, António (IEFP), Hélio Loureiro e Marco Gomes, do Restaurante Oficina.

Numa época em que o tempo convida ao recato as provas com produtos das Terras de Trás-os-Montes são um momento para os apreciadores da boa gastronomia durante a iniciativa D’ Gustar TTM.

Almoçar ou jantar ou simplesmente degustar está no espaço contíguo à tenda na Praça Camões, uma área de restauração, a funcionar das 12h00 às 23h00 horas.

Mas para ir ao encontro de todos os que apreciam a boa gastronomia decorre também a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, de 2 a 13 de fevereiro, com 26 restaurantes aderentes.

O Carnaval dos Caretos terá o seu ponto alto no dia 10 de fevereiro com o desfile de grupos de Caretos de Portugal e de Espanha, escolas e instituições do Concelho pelas ruas da zona histórica, culminando com a Queima do Diabo, no Largo do Castelo de Bragança.

No dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, é apresentado o livro “Máscaras y Património – Etnografi­a Del Carnaval en el Siglo XXI”, na Praça Camões.

No dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, o Diabo, a Morte e a Censura saem à rua. Com o trio, mascarados, a percorrer a zona histórica de Bragança atrás das raparigas, “castigando-as”, como forma de chamar a atenção para a necessidade de fazer penitência no dia, que é o primeiro da Quaresma.

Como descreve o Município transmontano, o Carnaval dos Caretos é um evento que, partindo das Festas de Inverno, contribui para a preservação e dinamização da riqueza, identidade e diversidade cultural e etnográfica do Nordeste Transmontano.