Bragança + Inteligente com rede Wifi de acesso gratuito à Internet

Bragança com rede Wifi para acesso gratuito à Internet. O Município instalou 26 pontos de acesso cobrindo vários locais da cidade. Uma iniciativa que se enquadra na estratégia Bragança Smart City.

Bragança + Inteligente com rede Wifi de acesso gratuito à Internet
Bragança + Inteligente com rede Wifi de acesso gratuito à Internet. Foto: © Rosa Pinto

Município de Bragança passa a disponibilizar, gratuitamente, a todos os cidadãos residentes e turistas, acesso à internet em vários locais da cidade. A rede Wifi instalada na cidade faz parte da estratégia Bragança Smart City.

A rede Wifi faz parte de um projeto do município mais alargado que consiste na implementação de um modelo de conetividade e serviços no espaço urbano de Bragança, que vai permitir “uma ligação permanente com a comunidade local e os visitantes” e facilitar “o acesso aos serviços públicos”. Um projeto para uma cidade de Bragança inteligente, que coloca a tecnologia ao serviço das pessoas.

A rede Wifi é constituída por 26 Pontos de Acesso distribuídos por locais considerados relevantes em termos de afluência turística e de população em geral.

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Bibliotecas Municipais

Museu da Máscara

Cidadela (Praça do Castelo e rua D. Fernão “O Bravo”)

Praça Camões

Praça da Sé

Para acesso o interessado deve proceder ao registo num dos locais identificados, e selecionar a rede “CMB-WIFI”. Para aceder ao serviço, ou seja, à Internet, o utilizador deve validar-se introduzindo as suas credenciais no portal de autenticação.

A ligação à rede permite aceder à internet de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana, e sem tempo limite de utilização. Com este serviço o Município pretende maior dinâmica e utilização dos equipamentos e espaços públicos pela população, bem como uma maior dinamização do Centro Histórico.

Este projeto vai ser futuramente ampliado a mais locais da cidade expandindo a rede Wifi para mais acessos gratuitos. Também vão ser futuramente disponibilizadas aplicações específicas para dispositivos móveis, para acesso a vária informação da região pelos turistas, bem como aplicações mais vocacionadas para os residentes com possibilidade de acesso rápido e simples a conteúdos informativos.

O projeto envolveu um investimento total de 91.344 euros, em que a comparticipação do Turismo de Portugal foi de 50.000 euros, o restante foi suportado pelo Município de Bragança.