Brasileiros manifestam interesse pelo Programa StartUP Visa

A partir de 15 de março de 2018 são abertas as candidaturas ao Programa StartUP Visa para empreendedores estrangeiros. Já há 46 pedidos de informação, sendo 87% brasileiros e 4% a partir de França.

Brasileiros manifestam interesse pelo Programa StartUP Visa
Brasileiros manifestam interesse pelo Programa StartUP Visa. Foto: Rosa Pinto

O StartUP Visa é um programa lançado pelo Governo para acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal. Ao empreendedor é concedido um visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores.

O programa StartUP Visa decorre em duas fases, em que a primeira fase consiste num “processo prévio de certificação de incubadoras para que possam ser entidades de acolhimento e apoio a imigrantes empreendedores na criação e instalação de empresas de base tecnológica.”

A certificação de incubadoras permite assegurar que as entidades estão aptas a acolher cidadãos de estados terceiros, nos termos definidos pelo Governo, sendo “o IAPMEI responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.”

A fase de candidaturas a Certificação de incubadoras terminou a 28 de fevereiro, e decorre agora o processo de análise das 71 candidaturas, em que a maioria é da zona Lisboa, seguindo-se Porto, Leiria e Aveiro.

Brasileiros manifestam interesse pelo Programa StartUP Visa
Brasileiros manifestam interesse pelo Programa StartUP Visa. Fonte IAPMEI

A segunda fase tem Inicio a 15 de março para a apresentação de candidaturas pelos empreendedores de países terceiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e de inovação em Portugal.