Brexit: FMI quer processo suave

Processo de saída do Reino Unido da União Europeia deve ser suave e devem ser claros os procedimentos e os objetivos, indica Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional.

Christine Lagarde, Diretora-geral do Fundo Monetário Internacional
Christine Lagarde, Diretora-geral do Fundo Monetário Internacional. Foto: © DR

Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), pronunciou-se sobre a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia, referindo em comunicado: “Pedimos às autoridades do Reino Unido e da Europa para colaborarem de forma a garantir uma transição suave para uma nova relação económica”.

Uma transição, referiu Lagarde, que deve começar por incluir “a clarificação dos procedimentos e objetivos gerais que nortearão o processo”.

No comunicado, a diretora do FMI diz: “Apoiamos firmemente os compromissos do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu (BCE) de fornecer liquidez ao sistema bancário e reduzir o excesso de volatilidade financeira”.

Nesta linha, indica Lagarde: “Vamos continuar a acompanhar de perto (o evoluir da situação) e estamos prontos para apoiar os nossos membros, conforme necessário.”

Christine Lagarde esclareceu que “vai decorrer algum tempo até que se saiba a natureza da futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia. Entretanto, será importante que haja clareza sobre o processo de negociação”, e acrescentou que o processo deve ser feito de “uma maneira que seja o mais suave possível”.

Sobre as posições tomadas pelo Banco da Inglaterra e pelo BCE, Lagarde referiu que se congratula “com as medidas anunciadas hoje pelo Banco da Inglaterra e pelo Banco Central Europeu de apoiar o sistema bancário conforme for necessário para se proteger contra a volatilidade excessiva”.

“O FMI, por seu turno, continuará a acompanhar de perto a evolução e vamos trabalhar com os nossos membros para garantir a resiliência e a estabilidade da economia global num futuro próximo” indicou a diretora do FMI.