Bruno Santiago eleito presidente da Sociedade de Patologia da Coluna Vertebral

Neurocirurgião, Bruno Santiago é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral. No mandato de dois anos, Bruno Santiago pretende contribuir para a subespecialização em cirurgia da coluna e para uma plataforma nacional de registo de doentes.

Bruno Santiago eleito presidente da Sociedade de Patologia da Coluna Vertebral
Bruno Santiago eleito presidente da Sociedade de Patologia da Coluna Vertebral. Foto: DR

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) elegeu para seu presidente o neurocirurgião Bruno Santiago, para o mandato de dois anos, 2023 e 2024.

Bruno Santiago é licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, e especialista em Neurocirurgia, desde 2009. Atualmente é neurocirurgião no Hospital da Luz Lisboa e assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.

O neurocirurgião tem estado envolvido em vários cursos nacionais e internacionais de formação pós-graduada e é responsável pelo primeiro curso de simulação em cirurgia da coluna em Portugal.

Bruno Santiago tem vindo, nos últimos anos, a assumir cargos relevantes, como vice-presidente da SPPCV (2021-2022), responsável pelo capítulo português da associação internacional AO Spine (2021-2023), coordenador da comissão de treino da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (2021 e 2022), entre outros.

“A nova Direção pretende dar continuidade ao percurso de crescimento e relevância desta sociedade, alicerçado no dinamismo dos seus associados”, referiu Bruno Santiago, citado em comunicado pela SPPCV.

O neurocirurgião acrescentou: “Teremos como objetivo manter a aposta em eventos científicos de grande valor, bem como na colaboração com outras sociedades científicas portuguesas e internacionais. Pretendemos contribuir também para a elaboração de um programa estruturado de subespecialização em cirurgia da coluna e na implementação duma plataforma nacional de registo de doentes, com uma medição efetiva dos resultados dos tratamentos cirúrgicos”, menciona Bruno Santiago.

“Consideramos ainda essencial manter o desenvolvimento de campanhas de sensibilização destinadas ao público em geral, que reforçam a importância das doenças da coluna na sociedade e da necessidade de cuidar da saúde das costas corretamente” conclui o novo presidente da SPPCV.

A nova Direção da SPPCV é constituída pelos médicos Pedro Santos Silva e Nélson Carvalho como Vice-presidentes, José Miguel Sousa, enquanto Tesoureiro, Ricardo Rodrigues Pinto, na função de Secretário-geral, e Vitor Castro (suplente).

A SPPCV, fundada em 2003, tem o objetivo da promoção, estudo, investigação e divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral.