Buçaco classificado como Monumento Nacional

Governo classificou a mata do Buçaco, o Palace Hotel do Buçaco, o Convento de Santa Cruz, as capelas, ermidas, Cruz Alta e tudo que contêm de interesse histórico e artístico, como Monumento Nacional.

Palace Hotel do Buçaco
Palace Hotel do Buçaco. Foto: CC

Governo aprovou a reclassificação do Palace Hotel do Buçaco e da mata envolvente, como Monumento Nacional. A reclassificação incluiu também o que resta do Convento de Santa Cruz, as capelas, ermidas, Cruz Alta e tudo o que contêm de interesse histórico e artístico.

Esta reclassificação vai permitir uma maior salvaguarda e proteção do património restringindo eventuais intervenções sem a garantia que as mesmas obedeçam as regras bem definidas e adequadas. Esta decisão também poderá contribuir para um acesso mais adequado a fundos de recuperação, conservação e preservação dos espaços e edifícios.

A mata do Buçaco, que se encontra delimitada por muros, foi plantada nos primeiros anos do século XVII pela Ordem dos Carmelitas Descalços, que construíram também para o Convento de Santa Cruz do Buçaco. A ordem foi extinta em 1834.

A construção do Palácio Real (atual Palace Hotel do Buçaco) teve início em 1888, tendo para isso sido parcialmente demolido o Convento de Santa Cruz.