Bulgária e Roménia aderem ao espaço Schengen

Bulgária e Roménia passam a integrar o espaço Schengen. A partir de março de 2024, os cidadãos dos dois países podem atravessar livremente as fronteiras marítimas e aéreas internas dos outros países da União Europeia, sem controlos fronteiriços.

Bulgária e Roménia aderem ao espaço Schengen
Bulgária e Roménia aderem ao espaço Schengen. Foto: Rosa Pinto

A Roménia e a Bulgária aderem ao espaço Schengen e começam a levantar os controlos das suas fronteiras aéreas e marítimas a partir de março de 2024, conforme decisão do Conselho da União Europeia.

Esta adesão ao espaço Schengen irá, de acordo com a Comissão Europeia, impulsionar as viagens, o comércio e o turismo e consolidará ainda mais o mercado interno. A Comissão indica que as discussões sobre uma nova decisão de levantar os controlos nas fronteiras terrestres continuarão em 2024, e que um espaço Schengen alargado tornará a União Europeia (UE) mais forte enquanto União, a nível interno e a nível mundial.

Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a decisão “marca um momento histórico para a Bulgária e a Roménia. E um dia de grande orgulho para os cidadãos romenos e búlgaros. A partir de março, poderão atravessar livremente as fronteiras marítimas e aéreas internas, sem controlos fronteiriços. Este é um grande passo em frente para ambos os países e para o espaço Schengen como um todo. Parabéns à Bulgária e à Roménia: esta grande conquista é possível graças ao vosso trabalho árduo, empenho e perseverança. Graças a vós, o espaço Schengen tornar-se-á ainda mais forte, em benefício de todos os cidadãos da UE.”

A Comissão Europeia confirmou, pela primeira vez, que tanto a Bulgária como a Roménia estavam preparadas para se tornarem parte do espaço Schengen, um espaço sem controlos nas fronteiras internas em 2011. Os dois países demonstraram que preenchem as condições para se tornarem membros de Schengen.

Em março de 2023, a Comissão Europeia lançou projetos-piloto com a Roménia e a Bulgária para impulsionar a gestão das fronteiras externas, reforçar a cooperação com os países vizinhos e garantir um asilo e um regresso rápidos a procedimentos.

A Comissão Europeia indica que o espaço Schengen também está pronto para acolher a Bulgária e a Roménia. Na última década, a UE trabalhou para reforçar a arquitetura que protege a área sem controlos nas fronteiras internas. Foi introduzida uma série de medidas no domínio da segurança, da cooperação policial e judiciária para garantir que a UE permanece forte contra as ameaças à segurança. O espaço Schengen é agora também apoiado por um novo modelo de governação, um novo mecanismo de avaliação e um ciclo anual de apresentação de relatórios e monitorização. Os esforços conjuntos realizados nos últimos anos tornaram Schengen mais forte e mais resiliente.

Trata-se do nono alargamento do espaço Schengen o que confirma e reforça a confiança mútua e a unidade entre os Estados-Membros sobre os quais Schengen se baseia e ajudará a fazer avançar este projeto essencial. Para a Comissão Europeia isto tornará a União mais forte através de uma proteção reforçada das fronteiras externas comuns e de uma cooperação policial eficaz – mais próspera, eliminando o tempo perdido nas fronteiras e facilitando os contactos entre pessoas e empresas – e mais atrativa, expandindo significativamente a maior área comum do mundo sem controlos nas fronteiras internas.