Bulgária na zona euro a partir de 1 de janeiro de 2026

Bulgária na zona euro a partir de 1 de janeiro de 2026
Bulgária na zona euro a partir de 1 de janeiro de 2026. Foto: © UE

A Bulgária passa a partir de 1 de Janeiro de 2026 a ter euro como moeda, alargando a zona do euro para 21 Estados-Membros da União Europeia (UE).

Com a adoção do euro como moeda a Bulgária espera benefícios práticos para os cidadãos e empresas, nomeadamente, nas viagens pelos países da zona euro, e no comércio com outros países, aumentando a transparência e a competitividade dos mercados.

A partir de 1 de janeiro de 2026 mais de 357 milhões de cidadãos da UE partilharão a mesma moeda. Dados do último Eurobarómetro indicam que o apoio público ao euro na UE e na zona euro continua muito forte, com a grande maioria dos cidadãos a acreditar que o euro é benéfico para a UE no seu todo e para os próprios países.

A Bulgária adere à zona euro, uma das maiores conquistas da União Europeia. Este marco reflete anos de trabalho árduo e empenho, superando desafios. O euro trará benefícios para o povo búlgaro, facilitando os pagamentos e as viagens. Trará novas oportunidades para as empresas búlgaras, permitindo-lhes aproveitar melhor as vantagens do nosso mercado único comum. Reforçará ainda mais a voz da Bulgária na Europa. Este passo é bom para a Bulgária e fortalece a Europa como um todo. Torna a nossa economia mais resiliente e competitiva a nível global. Parabéns, Bulgária!”, afirmou Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.

Assim, euro irá substituir gradualmente o lev como moeda da Bulgária, a partir de 1 de janeiro de 2026. O lev será trocado a uma taxa de conversão de 1,95583 lev por 1 euro. As duas moedas ainda serão utilizadas em conjunto durante o mês de janeiro. No entanto, quando os pagamentos forem feitos em lev, o troco será dado em euros. Isto levará à retirada progressiva do lev de circulação.

Atualmente, os búlgaros já estão em parte familiarizados com o euro pela dupla exibição de preços em lev e euro que se tornou obrigatória a partir de 8 de agosto de 2025 e que estará em vigor até 8 de agosto de 2026. Uma medida para proteger os consumidores e dar resposta às preocupações com aumentos injustificados de preços durante o período de transição.

A Bulgária tem vindo a aplicar a legislação de proteção do consumidor e desenvolveu campanhas de informação. Os preços de 101 produtos de compra frequente foram monitorizados diariamente e publicados num website dedicado durante a transição pela Comissão de Proteção do Consumidor, para informar o público e incentivar as empresas a não aumentarem os preços injustificadamente durante esse período.

Os bancos comerciais também receberam notas e moedas de euro antecipadamente do Banco Nacional da Bulgária (BNB) e, por sua vez, forneceram dinheiro em numerário em euros a lojas e outros estabelecimentos comerciais.

As notas e moedas de lev passam a poder ser trocadas no BNB, nos bancos comerciais e em qualquer estação de correios localizada em zonas rurais onde não exista banco comercial. As trocas no BNB são gratuitas e ilimitadas. As trocas nos bancos e nas estações de correio são gratuitas durante os primeiros seis meses. Os bancos e os correios poderão cobrar pela conversão a partir de 1 de julho de 2026.

A partir de 1 de Janeiro, 96% dos ATM (Multibanco) na Bulgária estarão a distribuir notas de euro, e os restantes seguirão o exemplo o mais rapidamente possível, dentro de duas semanas.