Caixa Geral de Depósitos entre os 20 bancos com maior crescimento no mundo

Banking 500 da Brand Finance indica que a Caixa Geral de Depósitos cresceu para o valor da de 952 milhões de euros, e está entre os 20 bancos com maior crescimento a nível mundial. Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos e Banco BPI são os mais valiosos em Portugal.

Caixa Geral de Depósitos entre os 20 bancos com maior crescimento no mundo
Caixa Geral de Depósitos entre os 20 bancos com maior crescimento no mundo. Foto: Rosa Pinto

A Caixa Geral de Depósitos está entre os 20 bancos com maior crescimento no mundo, em termos de valor de marca, indica relatório Banking 500 – 2024 da Brand Finance, a consultora líder em avaliação de marcas, que refere que o valor Caixa Geral de Depósitos cresceu 43% para 952 milhões de euros. O ranking é liderado pelo ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) com um valor de 67 mil milhões de euros.

Portugal tem três bancos no ranking dos 500 bancos mais valiosos do mundo, um sector liderado por bancos chineses e norte-americanos. A soma das 52 marcas chinesas e das 72 marcas norte-americanas representa mais de 50% do valor total do sector.

Pilar Alonso Ulloa, Managing Diretor Iberia (Espanha, Portugal) e América do Sul, referiu: “2023 foi um ano de movimentos no setor bancário português que marcaram a sua concentração e consolidação. Um dos movimentos mais significativos foi a aquisição do Novo Banco pelo banco espanhol CaixaBank. Os principais bancos do país consolidam a sua posição entre as 500 instituições mais valiosas do mundo“.

O Millennium BCP e a Caixa Geral de Depósitos são os bancos mais valiosos em Portugal com valores de marca muito semelhantes (954 milhões de euros e 952 milhões de euros, respetivamente). Longe deles, o Banco BPI (247 milhões de euros) consegue entrar na lista em 431º lugar.

O Millennium BCP também aumenta a força da marca em 3% para 81,12 em 100 e eleva o seu rating de AA+ para AAA-. O maior banco português cotado em bolsa, o Millennium BCP, afirmou que o seu lucro mais do que quadruplicou para um recorde de 856 milhões de euros (929 milhões de dólares) em 2023, impulsionado pelas elevadas taxas de juro europeias, permitindo-lhe retomar o pagamento de dividendos.

Os resultados financeiros da Caixa Geral de Depósitos no final de 2023 mostram um crescimento em todas as áreas-chave, incluindo o valor da marca, o lucro líquido, o total de ativos e o número de agências. Além disso, a expansão da instituição portuguesa reflete-se no aumento do número de balcões, com 750 balcões em 2024.

Panorama internacional

  • O valor total da marca das 500 maiores marcas bancárias do mundo duplica numa década
  • As marcas chinesas permanecem nos quatro primeiros lugares do novo ranking Banking 500 da Brand Finance.
  • As marcas bancárias chinesas aumentam de valor, mantendo as quatro primeiras posições e aumentando o valor da sua marca.
  • As marcas bancárias locais revelam-se mais fortes do que as globais: o BCA da Indonésia é a marca bancária mais forte do mundo e os operadores regionais africanos obtêm resultados elevados em termos de força da marca.
  • O valor da marca dos bancos russos continua a cair a pique.

O valor combinado das 500 marcas bancárias mais valiosas do mundo atingiu um recorde de 1,35 biliões de euros (1,44 biliões de dólares), quase o dobro do que era há uma década, de acordo com um novo relatório do sector elaborado pela Brand Finance.

O sector bancário chinês está a revelar uma recuperação notável, com os “quatro grandes” bancos bem à frente dos seus homólogos americanos. O ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) continua a ser a marca bancária mais valiosa do mundo pelo oitavo ano consecutivo, com um valor de marca de 67 mil milhões de euros. O China Construction Bank, o Agricultural Bank of China e o Bank of China ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares, respetivamente.

Apesar de um ligeiro declínio (6,6%) no valor da marca, o Bank of America mantém o título de marca bancária mais valiosa dos EUA pelo quarto ano consecutivo, ocupando o quinto lugar na classificação geral, com um valor de 34,8 mil milhões de euros. Entretanto, o Wells Fargo, que ocupa o sexto lugar na classificação geral, reduziu a diferença em relação ao seu concorrente americano, com um aumento de 5% para um valor de marca de 33,4 mil milhões de euros.

David Haigh, Presidente e Diretor Executivo da Brand Finance, comentou: “À medida que as principais marcas bancárias do mundo atingem novos patamares, os megabancos chineses continuam a dominar o topo da classificação do valor da marca. Outra descoberta importante do nosso estudo de mercado é que os bancos locais estão cada vez mais a eclipsar os seus congéneres maiores em termos de força da marca. As marcas dominantes prosperam em mercados únicos com concorrência limitada, enquanto os bancos que se expandem para vários mercados podem aumentar com sucesso o valor da sua marca, mas correm o risco de diluir a sua força“.

O estudo de mercado da Brand Finance indica que os bancos locais e regionais estão a ter um desempenho tão bom como – e em muitos casos superior – os bancos globais em termos de posicionamento da sua marca nos corações e mentes dos clientes. O BCA da Indonésia é a marca bancária mais forte do mundo, com uma pontuação no Índice de Força da Marca (BSI) de 93,8/100 e uma classificação de elite AAA+. Três marcas africanas, o Equity Bank, o First National Bank e o Kenya Commercial Bank, bem como a Banca Transylvania da Roménia, estão entre as cinco marcas mais fortes do mundo, com classificações AAA+.

Apenas 11 dos 50 principais países registaram declínios no valor acrescentado, liderados pela Rússia, em 69%, Nigéria, em 28% e Malásia, em 20%. Como era de esperar, devido às sanções internacionais impostas à Rússia, as duas maiores marcas do país – SBER e VTB – estão no topo da lista das que registaram as maiores descidas no valor da marca em percentagem, com descidas de 64% e 91%, respetivamente.