Calendário do Campeonato Nacional Enduro 2021

Campeonato Nacional Enduro revela novidades e estreias em 2021. Uma das novidades é introdução do troféu Hard Enduro e uma nova competição destinada às E-Bikes. O calendário cobre todo o próximo ano.

Calendário do Campeonato Nacional Enduro 2021
Calendário do Campeonato Nacional Enduro 2021

O Enduro nacional traz em 2021 muitas novidades, mas também novos desafios. O próximo ano promete ser mais uma vez de muito Enduro e como sempre são ambiciosas as pretensões da comissão liderada por Pedro Mariano.

Em 2021 o Enduro nacional terá um campeonato com seis ou sete provas, sendo que duas das etapas terão dois dias de duração, e todos os dias pontuáveis serão contabilizados para a classificação final. A Elite, classe maior da disciplina no nosso país, irá manter as duas divisões – Elite 1 e Elite 2 – de acordo com a cilindrada das motos utilizadas pelos pilotos, continuando igualmente a existir o campeão nacional absoluto. Esta ordem será replicada igualmente na Open, com dois campeões à classe e 1 campeão absoluto.

Os valores das inscrições irão permanecer inalterados, o mesmo se vai passar nas classes Promoção Senhoras, Youth Cup ou no percurso da Promoção que continuará a ser semelhante ao percurso dos Hobby.

Mini, Sprint e Super Enduro

O Mini Enduro irá continuar a ser a ‘escola’ da modalidade e contará com cinco corridas, sendo quatro delas integradas no calendário do Campeonato Nacional Enduro (CNE) e sempre com apenas 1 dia de duração. Continuarão a existir as três classes (Infantis, Juvenis e Juniores) com idade limite de 16 anos.

No Sprint Enduro serão quatro as provas em 2021 – será mesmo o primeiro campeonato a regressar ao ativo – sendo uma delas em formato Closed Course e as restantes em modo Open Course.

O Super Enduro terá quatro eventos com todos os resultados a serem elegíveis para a classificação final do campeonato, tal como nas restantes vertentes do Enduro onde todos os resultados ‘contam’ em 2021.

Hard Enduro e E-Bikes são novidade

Juntamente com as provas já calendarizadas irá nascer em 2021 um troféu Hard Enduro e também uma nova competição destinada às E-Bikes, esta realizada em conjunto com o Sprint Enduro e com três datas já anunciadas.

CALENDÁRIOS

Campeonato Nacional Mini Enduro 2021
Dia 2 de abril – Vila Nova de Santo André
Dia 24 de abril – Góis
Dia 25 de setembro – Águeda
Dia 23 de outubro – Cabeceiras de Basto
Dia 5 de dezembro – Lousã

Campeonato Nacional Enduro 2021
Dia 3 de abril – Vila Nova de Santo André
Dia 25 de abril – Góis
Dias 5 e 6 de junho – Régua
Dia 26 de setembro – Águeda
Dia 24 de outubro – Cabeceiras de Basto
Dias 20 e 21 de novembro – Fafe

Campeonato Nacional Sprint Enduro 2021
Dia 23 de janeiro – a anunciar
Dia 7 de fevereiro – Castelo Branco
Dia 28 de fevereiro – Tábua
Dia 14 de março – Cantanhede

Campeonato Nacional E-Bike 2021
Dia 6 de fevereiro – Castelo Branco
Dia 27 de fevereiro – Tábua
Dia 13 de março – Cantanhede

Campeonato Nacional Super Enduro 2021
Dia 10 de julho – Arraiolos
Dia 31 de julho – Valpaços
Dia 14 de agosto – Portalegre
Dia 11 de setembro – Castanheira de Pêra