Câmara de Lisboa entrega 105 habitações a famílias

Mais de uma centena de famílias receberam chaves de habitações em Lisboa. Carlos Moedas atribuiu também um espaço não habitacional à Associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-abrigo, no Parque das Nações. Foi anunciado reforço de 85 milhões do PRR para habitação.

Câmara de Lisboa entrega 105 habitações a famílias
Câmara de Lisboa entrega 105 habitações a famílias. Foto: © Rosa Pinto

Câmara Municipal de Lisboa (CML) entregou 105 habitações a famílias. Na entrega das chaves o presidente da autarquia, Carlos Moedas, e a vereadora da Habitação, Filipa Roseta. As habitações foram entregues no âmbito de diversos programas municipais e resultam de operações de construção e reabilitação realizadas ao abrigo dos programas de financiamento 1.º Direito e Plano de Recuperação e Resiliência.

Também foi atribuído pela CML um espaço não habitacional à Associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-abrigo, no Parque das Nações.

“Hoje é um dia muito importante nas nossas vidas, mas sobretudo nas vossas vidas. Em cada entrega destas chaves há uma história, uma história de dificuldade, numa cidade que ainda tem tanta gente que vive de uma forma que não deveria viver”, afirmou na entrega das chaves Carlos Moedas.

Desde o início do mandato, lembrou Carlos Moedas, a autarquia já entregou 1.020 chaves, o que mostra a capacidade de “concretização” que tem vindo a ser demonstrada neste domínio, relevou o presidente da CML, e reforçou: “É essa capacidade que muitas vezes faz falta na política: em vez de falarmos muito é fazermos muito”.

Carlos Moedas indicou ainda que para além dos cerca de 40 milhões de euros entregues à Gebalis para reabilitar património municipal, o que é “o maior contrato da década para mudar a vida de tantas pessoas, para mudar a vida dos bairros” irão ser contratualizados mais 85 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Assim, “vamos transformar esses milhões em casas para os lisboetas”, reforçou o presidente da CML.

Das habitações entregues 74 habitações foram no âmbito do Programa Renda Acessível, e destas 40 integradas no último concurso realizado pela Autarquia. Um programa importante para a resolução do “problema de acesso à habitação por parte da classe média portuguesa, que está a ser obrigada a sair de Lisboa”.

No âmbito do Programa de Arrendamento Apoiado foram entregues 9 habitações e outras 9 para realojamento de famílias dos bairros Padre Cruz, Boavista e Cruz Vermelha. Ainda no contexto do apoio habitacional às famílias mais carenciadas, foram atribuídas 13 habitações em resposta a pedidos de transferências por razões de saúde, adequação de tipologias, entre outras.

Para o Presidente da CML as 106 habitações “demonstram a diversidade da nossa política de habitação. A forma envolvente e inclusiva como vemos as soluções para o desafio da habitação”, e conclui: “A forma como pusemos o pé no acelerador mostra hoje os seus frutos”.

A CML deu a conhecer que nos próximos dias tem previsto o lançamento da primeira pedra de um novo loteamento em Entrecampos, onde vão ser construídas 152 novas habitações, bem como uma creche e uma zona para comércio.