Câmara Municipal de Lisboa constrói novas creches no Lumiar e nos Olivais

Duas novas creches, no montante de 3,2 milhões de euros, deverão estar disponíveis a receber 169 crianças em 2024. O investimento é da Câmara Municipal de Lisboa para unidades nas freguesias do Lumiar e dos Olivais.

Câmara Municipal de Lisboa constrói novas creches no Lumiar e nos Olivais
Câmara Municipal de Lisboa constrói novas creches no Lumiar e nos Olivais

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) divulgou que já consignou as empreitadas de construção de duas novas creches: A “André Gouveia”, no Lumiar, e a “Almada Negreiros”, nos Olivais. O investimento total é de 3,2 milhões de euros vai permitir vagas para 168 crianças.

“Ambas as creches vão ter a valência de berçário, 2 salas de atividades para as crianças dos 12 aos 24 meses, e ainda 2 salas de atividades para crianças dos 24 aos 36 meses”, indicou a CML.

As unidades de apoio à infância, com abertura de portas prevista para o ano letivo de 2024, é uma aspiração antiga das populações das duas freguesias e que a CML vem agora dar resposta.

A vereadora com o pelouro dos Assuntos Sociais e da Educação, Sofia Athayde referiu, citada em comunicado: “Este investimento vem colmatar uma necessidade profunda sentida nestas freguesias. Estamos a dar uma resposta direta e necessária às famílias mais jovens nestas zonas da cidade, investindo onde é mais necessário”.

As obras das duas creches, a cargo da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), vêm reforçar a resposta da CML ao pré-escolar, que só, desde o início do mandato do novo executivo de Carlos Moedas, já colocou seis unidades, num investimento total de 16,3 milhões de euros.