Camião invade mercado de Natal, em Berlim, faz 9 mortos e mais de 50 feridos

Camião avança sobre um mercado de Natal, em Berlim, na Alemanha, e faz 9 mortes e mais de 50 feridos. Marcelo Rebelo de Sousa já enviou mensagem de condolências ao Presidente da República Federal da Alemanha.

Camião invade mercado de Natal, em Berlim, faz 9 mortos e mais de 50 feridos
Camião invade mercado de Natal, em Berlim, faz 9 mortos e mais de 50 feridos. Foto: TV Europa/arquivo

Informação do governo federal alemão indica que um camião invadiu um mercado de Natal em Berlim, e que de acordo com polícia, provocou 9 mortos e pelo menos 50 feridos. Desconhecem-se as causas que levaram o motorista do camião a investir contra o mercado de Natal.

A Chanceler alemã, Ângela Merkel, está em contacto com o ministro do Interior e o Presidente da Câmara e Berlim, tendo o procurador-geral assumido as investigações sobre o acontecimento, refere nota do governo federal.

O Ministro do Interior alemão expressou as condolências às famílias referindo: “Os meus pensamentos estão agora com as famílias das vítimas e os feridos deste incidente terrível”.

O Ministro indicou que está em contacto permanente “com os agentes de segurança no estado de Berlim”. Também o Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão manifestou pêsames às famílias, parentes e amigos das vítimas.

O Ministro indicou ainda que não sabe com certeza o que realmente aconteceu mas que “as agências de segurança estão a trabalhar para determinar o que aconteceu e encontrar os responsáveis”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, referindo: “Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do ataque com um camião, que ocorreu hoje, ainda há pouco, em pleno mercado de Natal, em Berlim, provocando vítimas mortais e inúmeros feridos”.

Marcelo Rebelo de Sousa afirma na sua mensagem: “Condeno, de forma veemente, este bárbaro ataque”.

“Neste momento difícil, quero transmitir-lhe, Senhor Presidente, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo alemão e, de modo particular, para com as famílias das vítimas a quem dirigimos, através de Vossa Excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa.