Caminho da Geira apresentado em Bruxelas

Rota jacobeia, que liga Braga a Santiago de Compostela, é apresentada em Bruxelas a eurodeputado José Manuel Fernandes, que integra o Intergrupo Europeu dos Caminhos de Santiago.

Caminho da Geira apresentado em Bruxelas
Caminho da Geira apresentado em Bruxelas. Foto: DR

O Caminho da Geira e dos Arrieiros, que conta 550 compostelas emitidas este ano, a maioria atribuída a peregrinos que partiram de Braga, foi apresentado, em Bruxelas, ao eurodeputado José Manuel Fernandes, que integra o Intergrupo Património Cultural Europeu dos Caminhos de Santiago, que integra atividades do programa Rotas Culturais do Conselho da Europa.

Num encontro dos autarcas de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro com o eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD/Partido Popular Europeu) o presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos deu a conhecer a rota jacobeia que liga Braga a Santiago de Compostela.

“Encarei o gesto como algo muito positivo”, afirmou o eurodeputado, mais até porque compõe o Intergrupo Património Cultural Europeu, Caminhos de Santiago e Outras Rotas Culturais Europeias, presidido pelo galego Francisco José Millán Monque e que divulga os diferentes itinerários culturais e históricos da Europa.

“Eu tenho interesse em divulgar o Caminho de Santiago, mas também outros itinerários, como os de São Bento da Porta Aberta ou de Fátima, para os quais também devemos olhar. Eu próprio já fui a pé desde Vila Verde [de onde é natural] a São Bento e a Fátima, e também quero ir a Santiago de Compostela”, adiantou José Manuel Fernandes, que o ranking Overwatch 2020 apontou como o eurodeputado português mais influente.

Quanto ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, esclareceu que a iniciativa partiu do “presidente de Caldelas, freguesia onde está o primeiro albergue deste caminho que promovem”. O eurodeputado acrescentou: “É um traçado que desconhecia e que tem a particularidade de sair de Portugal, entrar em Espanha e voltar a entrar em Portugal. O objetivo deles é divulgar um caminho com 500 compostelas emitidas este ano [à data do encontro] e que dizem ter sido percorrido por um total de mil pessoas [851 documentadas pelas associações]”.

“Há uma outra particularidade, este é um percurso onde também se encontra a história, como na antiga via romana XVIII, natureza e para quem acredita e é peregrino, toda a beleza do caminho”, destacou o eurodeputado.

José Manuel Fernandes confessou que um dia gostaria de fazer o Caminho de Santiago, “mas sem tempo marcado”, acampando onde estivesse quando lhe apetecesse parar ou encontrasse pessoas com as quais quisesse ficar a falar, “sem estar pressionado pelo tempo”. “O meu sonho é fazer o caminho assim, dizem-me que é impossível, mas é uma coisa que eu gostava de concretizar”.

Para uma boa preparação para o Caminho de Santiago, o presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida, aproveitou a ocasião e publicamente ofereceu ao eurodeputado “uma placa e um guia do Caminho da Geira e dos Arrieiros”.