Campanha #NamorarNãoÉSerDoN@ para eliminar violência no namoro

No Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, Governo e Movimento #NãoÉNormal lançam campanha pela eliminação da violência no namoro. Estudo indica que, em Portugal, 58% dos jovens sofreram violência durante o namoro.

Campanha #NamorarNãoÉSerDoN@ para eliminar violência no namoro
Campanha #NamorarNãoÉSerDoN@ para eliminar violência no namoro. Foto: TVEuropa

Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020, realizado pela UMAR com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, mostra que 58% de jovens que namoram ou já namoraram indicaram já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a.

O Estudo indica também que 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência. O estudo aponta ainda para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a violência psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros).

Com o objetivo de alterar os comportamentos no namoro o Governo, através da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e Movimento #NãoÉNormal lançam campanha #NamorarNãoÉSerDoN@ com o objetivo de educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica, e nas redes sociais.

A iniciativa inclui um vídeo protagonizado por Diogo Faro e Rita Camareiro, que vai ser uma ferramenta de trabalho em sessões de sensibilização junto dos e das jovens do ensino básico e secundário. O vídeo vai também estar disponível em várias plataformas para amplificar o seu alcance.

Para Rosa Monteiro, “é fundamental darmos o passo que vai da rejeição da violência como uma ideia ou um princípio abstrato para a sua rejeição na vida concreta. Temos de envolver os jovens e deixar claro que nenhuma forma de violência no namoro é aceitável, seja na escola, na rua, numa discoteca, em casa, ou na internet.”

O Governo lembra que “a violência é crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. O Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, é gratuito e está disponível 24 horas por dia. Telefone 800 202 148”.