Campanha sobre ataque cardíaco tem apoio de jornalistas do canal S+

Enfarte Agudo do Miocárdio é uma das grandes causas de morte em Portugal, identificar os sintomas e cumprir as regras de uma prevenção adequada são fundamentais para a diminuição do risco. Campanha “Cada Segundo Conta” tem apoio, também, de jornalistas do canal S+.

Campanha sobre ataque cardíaco tem apoio de jornalistas do canal S+

A campanha “Cada Segundo Conta” que tem como objetivos promover o conhecimento e compreensão sobre o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) e os seus sintomas, e ainda de alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce, tem o apoio do canal temático de cabo, Canal S+, na posição 129 da rede NOS, dedicado à saúde e bem-estar.

“Sentimos que também é a nossa responsabilidade contribuir para aumentar o conhecimento sobre os sintomas de alarme para o enfarte, uma das principais causas de morte no nosso país, e por isso associamo-nos a esta causa para que juntos possamos chegar a um maior número de pessoas”, explicou Vasco Domingos, Diretor de Conteúdos do S+ e Embaixador da Campanha “Cada Segundo Conta”, citado em comunicado de imprensa.

A campanha da responsabilidade da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) conta com o alto patrocínio do Presidente da República. Até ao final do ano, a campanha “Cada Segundo Conta” vai promover ações de sensibilização em empresas; apostar na formação de profissionais de saúde que trabalhem na urgência e na pré-urgência; dinamizar encontros com sobreviventes de enfarte e organizar iniciativas de educação para a saúde dirigidas à população.

Enfarte Agudo do Miocárdio

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes. Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não ignore estes sintomas. Ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas.

Para evitar um ataque cardíaco é importante adotar um estilo de vida saudável:

não fumar;
reduzir o colesterol;
controlar a tensão arterial e a diabetes;
fazer uma alimentação saudável;
praticar exercício físico;
vigiar o peso;
evitar o stress.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.

O Canal S+ destina-se, prioritariamente, a todos os que se ocupam e que se preocupam com a Saúde. Este canal faz parte do universo Mediapro, o maior grupo de televisão da Europa que, há 25 anos, cria, produz e distribui conteúdos audiovisuais um pouco por todo o mundo.