Campeonato do mundo da programação informática no Porto

Porto recebe 1500 estudantes de 111 países para disputarem, em 2019, a final mundial do International Collegiate Programming Contest. A final mundial da programação informática é organizada pela Universidade do Porto e decorre de 31 de março a 5 de abril.

Campeonato do mundo da programação informática no Porto
Campeonato do mundo da programação informática no Porto. Foto: Rosa Pinto

A Universidade do Porto organiza a final mundial 2019 do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior, mais antiga e mais prestigiada competição de programação informática do mundo. A competição decorre de 31 de março a 5 de abril de 2019 na Alfândega do Porto.

Os 1.500 participantes, na conquista pelo título de campeão mundial, são melhores estudantes universitários de informática do mundo que passaram nas 400 eliminatórias realizadas em todo mundo, que envolveram a participação de 50.000 estudantes, representando mais de 3.000 universidades de 111 países.

No Porto as melhores equipas do mundo vão tentar resolver cerca de uma dezena de problemas de programação baseados em cenários da vida real, com um único computador e um tempo limite para a sua resolução.

A competição que se prolonga ao longo de vários dias vai determinar a equipa vencedora mundial, ou seja, a que resolver o maior número de problemas no menor número de tentativas e no menor tempo cumulativo. Atualmente a equipa da Universidade Estatal de Moscovo detém o troféu mundial conquistado na edição deste ano, organizada pela Universidade de Pequim.

A final do ICPC vai ser transmitida em direto para todo o mundo para poder ser seguida muitos milhares de pessoas através da Internet, entre os quais, podem estar os mais de mais de 320.000 antigos participantes. Um evento que em 2019 transforma a cidade do Porto na capital mundial da programação informática.

A final mundial da programação informática realiza-se pela primeira vez em Portugal, e é já considerado um dos mais importantes eventos a decorrer em 2019, na cidade do Porto, com organização da Universidade do Porto e o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O ICPC nasceu em 1970, com a realização da primeira competição organizada por pioneiros da International Honor Society for the Computing and Information Disciplines, tendo a iniciativa sido rapidamente replicada nos Estados Unidos e no Canadá como um programa inovador para aumentar a ambição, a capacidade de solução de problemas e as oportunidades dos melhores estudantes no campo da computação.

O concurso evoluiu para uma competição de múltiplos níveis, com o primeiro campeonato a ser organizado em 1977, e a partir daí o concurso expandiu-se envolvendo-se numa rede mundial de universidades com competições regionais na promoção de equipas para a fase final do campeonato mundial.