Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018 arranca com Baja TT do Pinhal

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno arranca com uma centena de equipas inscritas, onde André Vilas Boas é a surpresa.

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018 arranca com Baja TT do Pinhal
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018 arranca com Baja TT do Pinhal. Foto: DR

Depois de uma temporada que terminou com mais de duas centenas de máquinas a disputar a Baja Portalegre 500, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018 arranca hoje, 16 de março e 17 de março, com 60 SSV, 40 Motos e 10 Quads, na Baja TT do Pinhal.

Em 2018 prevê-se um campeonato muito deputado e participativo nos SSV, mas também se apresenta cada vez mais forte no lado da CanAm com uma maioria significativa de máquinas e pilotos candidatos à vitória.

Na Motos as novidades para 2018 são poucas, onde António Maio e Sebastian Bühler vão lutar pelo título e Mário Patrão vai dar-se à luta. Um acidente que ocorreu no passado fim-de semana impede, o jovem Bühler de estar presente na jornada de abertura.

Bernardo Megre apresenta-se como colega de Maio na equipa Yamaha Fino Motor Racing e vai correr na Classe TT1, enquanto os regressados Salvador Vargas e Daniel Jordão vão disputar o título TT3 onde terão ainda como adversários Domingos Santos, ex-campeão TT1, e Daniel Silva, vencedor da Promoção em 2017, em Husqvarna.

Entre os Quad vão estar 11 a competir na Baja do Pinhal onde o campeão Arnaldo Martins apresenta-se como o grande favorito.

Entre os SSV as principais novidades desportivas para 2018 dão conta da passagem de Marco Silva, vencedor do Portalegre 2016, da Yamaha para a CanAm, de Rui Serpa, Campeão em 2011, da Polaris para a Yamaha e a paragem de João Lopes, único a vencer duas corridas em 2017.

No capítulo das novidades técnicas destaque-se o Turbo que irá passar a equipar alguns dos Yamaha com destaque para Ricardo Carvalho, Rui Serpa, João Rebelo Martins, António e Dorothee Ferreira.

Em 2017 e para além de João Lopes, que conquistou duas 2 vitórias, venceram corridas Bruno Martins, Pedro Santinho Mendes, Pedro Grancha, João Monteiro e Ruben Faria todos em CanAm. Pilotos que são de novo candidatos às vitórias em 2018.

Os pilotos CanAm Vitor Santos, Luís Cidade, David Tubarão, Marco Silva, Pedro Carvalho, Lourenço Rosa, os pilotos Yamaha Ricardo Carvalho, Rui Serpa, Teo Viñaras e o campeão 2016 João Dias, o piloto de topo da Polaris, que sobra na razia sofrida pelo construtor americano que até 2016 dominava de forma quase absoluta a disciplina.

André Vilas Boas a surpresa

Depois de uma participação conjunta no Dakar 2018 Ruben Faria e André Vilas Boas vão participar no CNTT com os seus CanAm assistidos pela South Racing que nos automóveis apoia o novo projeto de Pedro Ferreira. Se para Ruben Faria disputar o Dakar 2018 de SSV é um grande objetivo o futuro do treinador de futebol poderá também passar por uma nova participação no Dakar agora de SSV

Bruno Martins ausente na Sertã a pensar no Dakar

A preparar-se para o Dakar 2019 está o Campeão Nacional 2017, Bruno Martins, e por isso vai limitar a sua participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018.

Troféus

Os três construtores CanAm, Yamaha e Polaris mantêm os seus troféus que abrangem mais de 90% das equipas inscritas.

Novas adesões

No capítulo das novas adesões à disciplina destaque para Nuno Fontes um piloto que nos anos 90 disputava os primeiros lugares nas competições auto e para dois pilotos oriundos das duas rodas: Luís Portela de Morais e Henrique Nogueira

Espanhóis apostam em Portugal

Com um campeonato espanhol sem grande expressão os pilotos espanhóis olham com bons olhos para as corridas portuguesas. Para além dos já bem conhecidos irmãos Viñaras, a Baja do Pinhal irá receber a dupla campeã de Espanha Pedro Delgado e Laura Díaz, e também o conceituado Javier Herrador prepara mais de um CanAm para correr em Portugal

Sertã Power Stage em direto na Televisão

A Baja TT do Pinhal arranca desportivamente na sexta-feira, 16 de março, com um prólogo que será composto por 6,24km cronometrados. Ainda na sexta-feira os concorrentes vão realizar um troço de 75,06 quilómetros antes de disputarem a Sertã Power Stage que a partir das 17 horas será transmitida em direto na televisão.

No dia 17 de março, pela manhã, é executado um setor seletivo com 181,08 km que passa por Sertã, Oleiros, Isna, Proença, Moitas e Sertã. Na parte da tarde será cumprido um troço de 62,33 km que vai ligar Sertã a Proença-a-Nova.

Calendário do campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018

16 e 17 março Baja TT do Pinhal

7 e 8 abril Baja TT Loulé

28 e 29 abril Raid TT da Ferraria

25 a 27 maio Baja TT Reguengos

7 e 8 setembro Baja TT de Idanha

6 e 7 outubro Raid TT Arganil / Góis

25 a 27 outubro Baja Portalegre 500