Cancro da mama pode ser detetado por teste de saliva

Cientistas desenvolvem dispositivo para teste de saliva que deteta cancro da mama na fase inicial ou avançada. O sistema baseia-se na deteção de biomarcadores de cancro e fornece os resultados em menos de 5 segundos.

Cancro da mama pode ser detetado por teste de saliva
Cancro da mama pode ser detetado por teste de saliva

Cientistas desenvolveram um teste de saliva para rastreio do cancro da mama, O teste mostra resultados promissores em ensaios experimentais, descreve um estudo já publicado no Journal of Vacuum Science & Technology B.

O novo dispositivo portátil deteta biomarcadores de cancro da mama, a partir de uma pequena amostra de saliva, indicam investigadores da Universidade da Flórida e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung, em Taiwan.

“Imagine a equipa médica a realizar exames de cancro da mama em comunidades ou em hospitais”, disse Hsiao-Hsuan Wan, doutorando da Universidade da Flórida, e autor principal do estudo. “Nosso dispositivo é uma excelente escolha porque é portátil – do tamanho da sua mão – e reutilizável. O tempo de teste é inferior a cinco segundos por amostra, o que o torna altamente eficiente”, acrescentou o investigador.

A nova ferramenta funciona colocando uma amostra de saliva em uma tira de teste, que é tratada com anticorpos específicos que respondem a biomarcadores de cancro. Impulsos elétricos são enviados para pontos de contato no dispositivo biossensor. Os sinais são medidos e traduzidos em informações digitais sobre a quantidade de biomarcador presente. Os resultados são rápidos e fáceis de interpretar, referiu Hsiao-Hsuan Wan.

Durante os testes, o dispositivo distinguiu entre tecido mamário saudável, cancro da mama em estágio inicial e cancro da mama avançado em um pequeno grupo de 21 mulheres. O design de biossensor usa componentes comuns, como tiras de teste de glicose e a plataforma de hardware e software de código aberto Arduino.