Carles Puigdemont detido pela polícia alemã

Polícia alemã deu cumprimento do mandado de detenção do Supremo Tribunal espanhol, assinado pelo juiz Pablo Llarena e intercetou e prendeu Carles Puigdemont quando entrou na Alemanha.

Carles Puigdemont
Carles Puigdemont

Carles Puigdemont, que tem vivido na Bélgica, desde o momento que as autoridades de Madrid decidiram prender os elementos pertencentes ao governo regional catalão, que era presidido por Puigdemont, terá ido nos últimos dias à Finlândia.

Depois de conhecida a decisão do Supremo Tribunal espanhol e da emissão do mandato europeu de captura contra Puigdemont o advogado Jaume Alonso-Cuevillas, que o tem vindo a representar o ex-governante catalão, indicou não saber exatamente onde está o seu cliente.

O mesmo advogado veio a referir que Puigdemont iria apresentar-se à polícia finlandesa, na sequência do mandado de detenção europeu emitido pela Justiça espanhola, e mais tarde referiu que já não estaria na Finlândia mas passaria a estar à disposição da Justiça belga. Há poucas horas os jornais espanhóis noticiaram que Carles Puigdemont foi retido pela polícia alemã.