“Carlos do Carmo” é Passeio em Lisboa, junto ao Tejo

Câmara Municipal de Lisboa atribui ao “Passeio entre o Terreiro das Missas e o Jardim das Docas da Ponte” a designação de Passeio Carlos do Carmo. O topónimo aprovado por unanimidade em reunião da autarquia homenageia o artista fadista.

“Carlos do Carmo” é Passeio em Lisboa, junto ao Tejo
“Carlos do Carmo” é Passeio em Lisboa, junto ao Tejo. Foto: Rosa Pinto

Proposta da Comissão Municipal de Toponímia de atribuição do topónimo “Carlos do Carmo” ao “Passeio entre o Terreiro das Missas e o Jardim das Docas da Ponte” foi aprovada por unanimidade em reunião, de 24 de outubro de 2022, da Câmara Municipal de Lisboa.

“Carlos do Carmo, umas das referências maiores do universo do Fado, enquanto intérprete, estudioso e divulgador, também enquanto ponte entre tradição e inovação, na ligação às novas gerações do Fado, na valorização desta expressão cultural. Um homem na cidade ganhou uma dimensão e um significado muito especiais, homenageando-o agora através da toponímia, perpetuando o seu nome na Cidade, junto ao Tejo”, referiu o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, citado em comunicado da autarquia

Da proposta consta que Carlos Alberto do Carmo Almeida, que adotou o nome artístico de Carlos do Carmo, nasceu em Lisboa no dia 21 de dezembro de 1939 e faleceu em Lisboa no dia 1 de janeiro de 2021, tendo sido um dos embaixadores da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada à UNESCO, concluída com sucesso com a sua classificação em 2011.

A proposta lembra que Carlos do Carmo foi reconhecido a nível nacional e internacional, premiado e condecorado, recebeu o Grammy Latino de carreira e o Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal, da Associação Imprensa Estrangeira em Portugal (2014), a “Grande Médaille de Vermeil” da cidade de Paris (2015), foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a condecoração de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique (1997) e a de Grande-Oficial da Ordem do Mérito (2016), o Prémio Vasco Graça Moura- Cidadania Cultural 2020. Foi-lhe atribuída, por duas vezes, em 2003 e 2012, a Medalha Municipal de Mérito-Grau Ouro pela Câmara Municipal de Lisboa.