Carlos Moedas é o novo vice-presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas

União das Cidades Capitais Ibero-Americanas declara o ano de 2024, ano da língua portuguesa no espaço das capitais ibero-americanas. Presidente da Camara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, eleito vice-presidente da União.

Carlos Moedas é o novo vice-presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas
Carlos Moedas é o novo vice-presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas. Foto: DR

A XX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) reuniu, em São Paulo, no Brasil, onde participaram 18 cidades de 15 países. A organização foi fundada em 1982, e é composta por 29 cidades, de todos os países ibéricos, da América Latina e do Caribe.

Durante a Assembleia, a UCCI definiu questões estratégicas e elegeu os seus novos quadros diretivos para o período de 2024 a 2025. Durante o próximo biénio, será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais da América Latina e Península Ibérica debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns de suas gestões no contexto global.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que participou na reunião, defendeu a proposta para declarar o ano de 2024, o ano da língua portuguesa no espaço das capitais ibero-americanas. A proposta, que visa potenciar a língua portuguesa a nível global em parceria com o castelhano e que foi igualmente defendida na reunião pelos representantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, foi aprovada por unanimidade, consagrando assim o ano de 2024, à promoção da língua portuguesa no vasto espaço que as cidades da UCCI representam.

Carlos Moedas foi eleito, em representação de Lisboa, Vice-Presidente da organização para o próximo biénio 2024/2025, cabendo-lhe conduzir os destinos da UCCI conjuntamente com o Alcalce de Madrid, José Luís Almeida e o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, eleitos copresidentes da UCCI.