Carlos Oliveira nomeado conselheiro do Conselho Europeu da Inovação

Carlos Oliveira é um dos 22 membros nomeados hoje, pela Comissão Europeia, para o Conselho Consultivo do Conselho Europeu da Inovação. Comissão Europeia também abriu hoje vagas para recrutar os primeiros gestores de programas do CEI.

Carlos Oliveira nomeado conselheiro do Conselho Europeu da Inovação
Carlos Oliveira nomeado conselheiro do Conselho Europeu da Inovação. Foto: DR

A Comissão Europeia nomeou, hoje, 27 de julho, 22 conselheiros para o Conselho Consultivo do Conselho Europeu da Inovação (CEI). Os conselheiros, considerados inovadores excecionais, são oriundos do empreendedorismo, das sociedades de capital de risco, da ciência e da tecnologia. O objetivo do Conselho Consultivo é proporcionar uma liderança estratégica ao CEI.

O Conselho Consultivo é presidido por Mark Ferguson, empresário e Presidente da Fundação da Ciência, na Irlanda. Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves (Farfetch), ex-Presidente da Invest Braga e ex-Secretário de Estado da Inovação, é um dos nomeados membros do Conselho Consultivo.

O Conselho Europeu da Inovação (CEI) tem como missão levar a que a ciência seja convertida em novas oportunidades de negócio e a acelerar o crescimento das empresas inovadoras. A iniciativa da Comissão Europeia pretende levar a União Europeia a apostar na sua ciência e nas suas empresas em fase de arranque (startups) a competir nos mercados mundiais, cada vez mais definidos pelas novas tecnologias.

O CEI que se encontra ainda na fase-piloto vai passar a ser uma realidade a partir de 2021 no âmbito do próximo programa de investigação e inovação da UE, o Horizonte Europa, com uma proposta de orçamento de 100 mil milhões de euros para o período 2021/2027.

A Comissão Europeia também publicou hoje um aviso de abertura de vaga para recrutar os primeiros gestores de programas do CEI. Os gestores de programas do CEI devem possuir conhecimento de top nos seus domínios, com capacidade para trabalhar com projetos tecnológicos em rápida evolução e abrir portas para o ecossistema mais vasto. As candidaturas podem ser enviadas até 31 de julho de 2019 às 12h00 CET.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, referiu: “Com o CEI, estamos a colmatar uma lacuna crítica no financiamento do ecossistema da inovação e a colocar a Europa na vanguarda da inovação geradora de mercados”.

Neste processo o deve ser “aconselhado por alguns dos melhores inovadores e investidores da Europa”, e agora é necessário atrair gestores de programas com talento para levar a cabo os projetos.”

Sobre a nomeação de Carlos Oliveira, o Comissário Carlos Moedas lembrou que “Carlos Oliveira esteve envolvido na criação do CEI desde a primeira hora”, e que “a sua vasta experiência empresarial serão cruciais para dar continuidade a este trabalho e respondermos aos desafios do financiamento de que carece o ecossistema da inovação”.

Nos últimos 19 anos, Carlos Oliveira liderou o crescimento bem-sucedido de várias empresas de tecnologia e digital, tendo estado envolvido em várias fusões e aquisições com empresas de capital aberto – Microsoft, Farfetch e SmithMicro.

Um inovador que possui um espírito empreendedor e visionário com experiência em empreendedorismo, inovação, transformação digital, estratégia de crescimento da empresa e políticas de inovação.

Carlos Oliveira fundou a MobiComp, uma startup de serviços móveis, e liderou a empresa como CEO até vender a empresa para a Microsoft. O novo membro do Conselho Consultivo do CEI tem uma perspetiva centrada no consumidor com experiência em gestão, planeamento estratégico e desenvolvimento de negócios.