Carnaval de Loulé 2018

‘Web Summit’ é o tema do carnaval de Loulé de 2018. A sátira social, política e desportiva vai levar a Loulé algumas das figuras mais mediáticas do país, da Europa e do mundo. Um evento turístico dominado pela animação e desporto e juventude.

Carnaval de Loulé
Carnaval de Loulé. Foto: CMLoulé

Considerado um dos carnavais mais antigos do país, o Carnaval de Loulé vai este ano parodiar a ‘Web Summit’, um evento tecnológico que há dois anos decorre em Lisboa. O ‘Carnaval Summit de Loulé’ vai animar Loulé nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.

Para além do tema sobre a ‘Web Summit’ o corso carnavalesco vai incluir outras sátiras sociais e politicas sem esquecer a sátira desportiva. Figuras como Cristiano Ronaldo, Mário Centeno, Ângela Merkel e mesmo Vladimir Putin vão estar presentes no desfile dos famosos pela Avenida José da Costa Mealha.

Durante três dias, domingo, segunda e terça, vão desfilar pela avenida 14 carros e alegóricos com centenas de figurantes a dar corpo as personalidades em destaque este ano. Para além dos carros desfilam as já tradicionais escolas de samba, grupos representativos das associações de Loulé e os habituais gigantones e cabeçudos.

O Carnaval de Loulé tem vindo a ter cada vez mais projeção a nível nacional e internacional pelo que muitos dos visitantes e até participantes são estrangeiros. O Carnaval de Loulé tornou-se, para além de uma manifestação de cultura etnográfica, num evento turístico algarvio.

Mas o Carnaval de Loulé não são só o corso carnavalesco que percorre a avenida principal, mas são também um conjunto de eventos, que durante o período do carnaval animam a cidade, como é o caso do Baile de Gala ‘Loulé Summit’, no dia 12 de fevereiro, nas instalações da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), na Zona Industrial.

O Carnaval integra, arte, música, sátira, cultura e muita animação, mas também muito desporto que inclui uma Corrida na noite do dia 9 de fevereiro, o Torneio Internacional de Vela Carnaval de Loulé, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, em Vilamoura, um encontro de Surf nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Praia da Falésia e o designado Grande Prémio de Atletismo Carnaval de Loulé no dia 11 de fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha.

Loulé não esquece que a força do Carnaval está nos mais jovens e por isso logo na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, mais de 5 mil crianças de escolas do Concelho saem à rua em diversas localidades, nos já tradicionais desfiles infantis de Carnaval.

Também com o tema ‘Carnaval Summit de Loulé’, o mini-corso na Avenida José da Costa Mealha será animado a partir das 10h00 por “pequenos foliões vestidos de emojis, robots, computadores e uma série de outras referências às novas tecnologias”, divulgou a Câmara Municipal de Loulé.