Carregador com USB tipo C em todos os telemóveis e tablets

Todos os telemóveis, tablets e câmaras vendidos na União Europeia estarão equipados com uma porta de carregamento USB tipo C, durante 2024. O carregador para o dispositivo passa a ser independente do fabricante.

Carregador com USB tipo C em todos os telemóveis e tablets
Carregador com USB tipo C em todos os telemóveis e tablets.

Até ao final de 2024, todos os telemóveis, tablets e câmaras vendidas na União Europeia (UE) terão de estar equipados com uma porta de carregamento USB Tipo-C. E a partir de junho de 2026, a obrigação de carregador único é estendida aos laptops.

As novas regras vão beneficiar os consumidores pois independentemente da marca e modelo do dispositivo poderão utilizar o mesmo carregador numa gama de dispositivos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

Assim, independentemente do fabricante, todos os novos telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores e headsets, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis, leitores eletrónicos, teclados, ratos, sistemas de navegação portáteis, auriculares e computadores portáteis recarregáveis ​​através de um cabo, com potência até 100 Watts, deverão estar equipados com uma porta USB Tipo C.