Carros elétricos voadores vão ser uma realidade dentro de pouco tempo

Consórcio, nos EUA, entre universidades, agências governamentais e empresas de nível mundial, está a desenvolver carros elétricos aéreos que descolam e aterram verticalmente. A ficção científica irá, brevemente, fazer parte das nossas vidas diárias.

Carros elétricos voadores vão ser uma realidade dentro de pouco tempo
Carros elétricos voadores vão ser uma realidade dentro de pouco tempo

Um consórcio de parceiros académicos, industriais e governamentais a nível mundial está envolvido no desenvolvimento de carros elétricos aéreos que descolam e aterram verticalmente. Uma Iniciativa de Mobilidade Autónoma de Engenharia da Universidade de Miami, EUA.

Os veículos voadores (eVTOL) de última geração estão a ser desenvolvidos com base em investigações financiadas pela Agência de Projetos de Investigação Avançada de Defesa (DARPA), National Science Foundation, NASA e outras agências governamentais importantes.

No desenvolvimento participam os líderes da indústria Eve Air Mobility, Aeroauto e Ryder System, juntamente com líderes sem fins lucrativos, como o The Beacon Council. O consórcio conta com o apoio de importantes parceiros do setor público, bem como dos Departamentos de Energia, Educação e Transporte, dos EUA.

A iniciativa da Universidade de Miami tem como objetivo avançar a tecnologia de mobilidade autónoma e antecipar os desafios de implementação nas cidades, tornando esse elemento básico da ficção científica parte das nossas vidas diárias. As aplicações são abundantes – desde táxis aéreos, até assistência no transporte rápido de pacientes para hospitais, até trânsito rápido de áreas movimentadas do centro da cidade para o aeroporto. Além disso, a mobilidade autónoma também será aplicada para aspetos de transporte de superfície – como transporte de mercadorias e pessoas.

O consórcio investigará os vários aspetos da mobilidade autónoma, incluindo propulsão avançada, deteção, integração de sinais de satélite com deteção local, inteligência artificial, energia limpa e armazenamento de energia e materiais avançados, com membros proeminentes da ciência a liderar o caminho para o futuro. As questões de segurança, controlo de tráfego aéreo, aspetos regulatórios relacionados com o ruído, segurança cibernética e outros assuntos relevantes também serão abordados.