Cartão escolar em Lisboa dá acesso gratuito aos transportes

Alunos do primeiro ciclo de Lisboa vão ter cartão Navegante Escola para acesso gratuito aos transportes, em Lisboa, da rede urbana da Carris e do Metro.

Cartão escolar em Lisboa dá acesso gratuito aos transportes
Cartão escolar em Lisboa dá acesso gratuito aos transportes. Foto: Rosa Pinto

Cerca de 14.200 alunos das escolas públicas do primeiro ciclo de Lisboa vão receber, no início deste ano letivo, o cartão Navegante Escola, indicou a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

O novo cartão concentra as funcionalidades dos cartões escolares com o acesso gratuito na rede urbana da Carris e do Metro, e está também disponível para os estudantes das escolas privadas do concelho, que decidam aderir ao programa.

A CML esclareceu que o novo Cartão vai ser atribuído através das Escolas, devendo os encarregados de educação preencher impresso de autorização de partilha de dados. A atribuição do cartão é gratuita.

O Navegante Escola funciona como os restantes cartões Lisboa Viva. A CML indicou ainda que “a medida deverá ser estendida no próximo ano às escolas do 2.º e 3.º ciclo, permitindo a viagem gratuita até aos 12 anos e a conciliação do cartão escolar com o título de transporte a todos os outros. “