Casa do Outeiro em Paredes de Coura em concurso REVIVE

Concurso público para concessão da Casa do Outeiro, em Paredes de Coura, está aberto a investidores interessados, a partir de 11 de janeiro. A concessão para fins turísticos, ao abrigo do REVIVE, é de 50 anos, e a base uma renda anual mínima de 13.800 euros.

Casa do Outeiro em Paredes de Coura em concurso REVIVE
Casa do Outeiro em Paredes de Coura em concurso REVIVE. Foto: REVIVE

O Programa REVIVE coloca em concurso público, para concessão, a Casa do Outeiro, em Paredes de Coura. A partir de 11 de janeiro de 2021 os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentar propostas para transformar o local num estabelecimento hoteleiro ou em outro projeto de natureza turística.

A base para a concessão da Casa do Outeiro por 50 anos envolve uma renda mínima anual prevista de 13.800 euros.

A Casa do Outeiro é um solar setecentista enquadrado em meio rural, em Agualonga, que integra um conjunto notável de solares do concelho de Paredes de Coura, que na região são designados por “Casas Grandes”.

Dois espigueiros existentes no terreno fronteiro à casa são símbolos de que a teve a função agrícola como atividade predominante.

A propriedade pertence atualmente ao município, depois de durante séculos ter pertencido, como as quintas vizinhas, à família d’Antas. No séc. XIX, por casamento, os seus proprietários passaram a usar o título de Viscondes do Peso de Melgaço.

Apresentando um amplo corpo de construção de diferentes épocas, a sua arquitetura vagueia pelo maneirismo, pelo barroco e, numa fase mais tardia, pelas linhas simples e direitas de finais do século XIX.

A propriedade possui uma área total de 10.443,30 m² e uma área edificada de 2.353,54 metros quadrados, a que acresce ainda uma área de possível ampliação.

Trata-se de um dos 49 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura, Finanças e Defesa, e tem a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal. O objetivo do programa é a valorização e recuperação do património sem uso, e assim, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

A Casa do Outeiro passa a ser o 23.º imóvel colocado a concurso no âmbito do Revive. Foi já adjudicada a concessão de 18 imóveis, que representam mais de 138,6 milhões de euros de investimento privado e rendas anuais na ordem dos 2,4 milhões de euros. Dois imóveis estão já em operação.

Toda a informação sobre o novo concurso fica disponível no site do Programa REVIVE a partir da data do seu lançamento.