Castelo de Vila Nova de Cerveira concessionado para hotel de 4 estrelas

Castelo de Vila Nova de Cerveira vai reabrir até ao final de 2021 como hotel com 41 quartos, restaurante e ginásio. A concessão no âmbito do Revive foi atribuída ao promotor Eurico da Fonseca, e implica um investimento de 3 milhões de euros.

Castelo de Vila Nova de Cerveira concessionado para hotel de 4 estrelas
Castelo de Vila Nova de Cerveira concessionado para hotel de 4 estrelas. Foto: CC/Vikipedia

O Castelo de Vila Nova de Cerveira foi concessionado, no âmbito do Programa Revive, ao promotor Eurico da Fonseca. O contrato assinado, hoje, prevê a reabilitação e requalificação como hotel, de pelo menos 4 estrelas, a abrir ao público até ao final de 2021.

O Castelo está localizado no centro de Vila Nova de Cerveira, junto à estação ferroviária, e dispõe de uma vista privilegiada sobre o rio Minho, que faz fronteira natural com Espanha.

O imóvel é um exemplar medieval da arquitetura gótica, mandado construir em 1320 pelo rei D. Dinis e alberga a antiga Igreja da Misericórdia, a antiga Casa dos Governadores, a Cadeia e outros anexos. O complexo foi adaptado a Pousada entre 1982 e 2008, encontrando-se fechado e sem qualquer utilização desde essa data.

O projeto, que implica um investimento de cerca de 3 milhões de euros, prevê que o hotel possua 41 quartos, restaurante e ginásio.

Com esta adjudicação passam a ser 11 as concessões já atribuídas no âmbito do Programa Revive, que passa a atingir o total de 103 milhões de euros de investimento privado na recuperação de imóveis públicos e mais de 2 milhões de euros em rendas anuais.

Atualmente está aberto o concurso para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, prevendo-se para breve o lançamento dos concursos de concessão do palacete do Conde Dias Garcia, em São João da Madeira e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.

O Revive é um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais.