CCB: Helena Vasconcelos conversa com Dulce Maria Cardoso

De quem escreve para quem lê: Helena Vasconcelos conversa com Dulce Maria Cardoso, dia 27 de abril às 18h00 na RTP Palco e dia 4 de maio às 18h00 no Zoom, numa sessão aberta ao público sobre o livro “Os Meus Sentimentos” (Ed. Tinta da China), Dulce Maria Cardoso.

CCB: Helena Vasconcelos conversa com Dulce Maria Cardoso
CCB: Helena Vasconcelos conversa com Dulce Maria Cardoso. Foto: DR

Como é o caminho que os livros percorrem, desde o momento em que saem das mãos de quem os escreve até às de quem deles se apropria? Por que transformações passam as palavras, formadas na mente e nos dedos de quem escreve, ao atravessarem distâncias inusitadas, até serem colhidas e absorvidas por quem lê? Que força, que paixão, que impulso unem o(a) escritor(a) aos leitores(as)? O que é que se perde e o que é que se ganha, nessa acidentada viagem?

Este jogo de cumplicidades que se cria (ou não) entre estranhos (quem escreve e quem lê) é um dos mistérios da civilização, no que ela tem de mais comunitário, gregário, intelectual. Para discutir e aprofundar esse périplo, Helena Vasconcelos conversa com dois escritores e duas escritoras, em quatro entrevistas, que poderão ser vistas online, na plataforma RTP Palco.

A última entrevista deste ciclo realiza-se no dia 27 de abril, às 18h00, na RTP Palco, e terá como convidada a escritora Dulce Maria Cardoso. Uma semana depois, no dia 4 de maio, uma sessão também online, na plataforma Zoom, aberta ao público para quem desejar discutir, analisar e opinar.

27 de abril às 18h00 – Dulce Maria Cardoso na RTP Palco

Começou a publicar em 2002 e o romance Campo de Sangue foi imediatamente elogiado pela sua singularidade e profundidade. Dulce Maria Cardoso, oriunda de Trás-os-Montes, cresceu em Luanda, Angola, e essa experiência deu origem a uma das mais importantes obras literárias sobre a descolonização, o romance O Retorno (2011). Daí até Eliete. A vida Normal, publicado em 2019, tem percorrido um caminho singular e notável. Helena Vasconcelos falará com a autora sobre a sua obra, as suas preocupações, o seu ativismo e sobre o que se segue no seu horizonte.

4 de maio às 18h00 na Plataforma Zoom: sessão pública sobre o livro Os Meus Sentimentos (Ed. Tinta da China), Dulce Maria Cardoso.