CCB: Lua século XXI. O Futuro de uma pegada com 50 anos

Centro Cultural de Belém, em coprodução com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o iNOVA Media Lab, dedica dia 19 de maio, das 11h30 às 18h45, à exploração espacial. Exibição de filme e conversas entre especialistas. NOTA: FOI CANCELADO. Aguardar nova data.

CCB: Lua século XXI. O Futuro de uma pegada com 50 anos
CCB: Lua século XXI. O Futuro de uma pegada com 50 anos

Os desafios colocados à criatividade e ao engenho humano transformam o inimaginável em algo possível. Pousar na Lua apresentou à espécie humana milhares desses desafios. Ao mesmo tempo, abriu novos horizontes de possibilidades. Materiais do dia-a-dia, como os microcircuitos de computadores e telemóveis, ou diversos sistemas de cuidados de saúde, são fruto desse sonho de escapar à gravidade da Terra. Mas talvez o maior impacto tenha sido no nosso imaginário coletivo, pela imagem da Terra vista da Lua, e pela representação das viagens espaciais no cinema.

Venha redescobrir a aventura da exploração espacial, e explorar novos horizontes para além da Lua.

11h30 às14h00

Exibição do filme: O Primeiro Homem Na Lua (2018) de Damien Chazelle

Legendado em português / Duração: 141 minutos / Faixa etária: M/12

15h30 às 17h00

Conversa I: O QUE MUDOU NA TERRA COM A IDA À LUA?
Convidados: Daniel Marinho (UBI, CIDESD), Pedro Matos Soares (IDL, FCUL), Rui Agostinho (IA, FCUL),
Edson Oliveira (neurocirurgião e especialista em medicina aeroespacial)
Moderação: Joana Lobo Antunes (Universidade Nova de Lisboa)

A façanha de levar e trazer uma missão tripulada à Lua precisou de desenvolver novas tecnologias que foram depois usadas na nossa vida na Terra. Satélites, computação, materiais como o teflon ou os dos fatos de banho, até telemóveis e computadores portáteis, provavelmente não seriam a mesma coisa hoje sem esse feito de há 50 anos.

A forma de vida moderna atual na Terra seria a mesma sem termos ido à Lua em 1969? Estão todos convidados para uma conversa onde iremos discutir as implicações desta viagem na ciência que fazemos hoje em dia e na vida que temos.

17h15 às 18h45

Conversa II: PARA ALÉM DA LUA
Convidados: Adriano Henriques (ITQB-NOVA), Alexandre Cabral (IA, FCUL), Pedro Machado (IA, FCUL), Rui Moura (FCUP)
Moderação: João Retrê (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

Um berlinde azul flutuando no frio silêncio do Espaço, foi o que as imagens da Terra, vistas da Lua, obtidas pelas missões Apollo, nos deram a ver. Estas imagens foram para a Humanidade uma redescoberta do nosso planeta-casa, onde coexistem todas as culturas humanas e todas as espécies de seres vivos que conhecemos. No mesmo instante, essas imagens mostraram que é possível, com engenho e criatividade, escapar à gravidade da Terra, transportar vidas humanas no Espaço e fazê-las pousar noutro corpo celeste.

O que será que o futuro nos reserva? Tornar-nos-emos um dia uma espécie multiplanetária a viajar pelo espaço? Junte-se a nós numa conversa onde iremos explorar estas e outras questões, e como a chegada à Lua foi de facto “um salto gigante para a humanidade”.