CCMAR forma mergulhadores do governo de Gibraltar

Centro de mergulho científico do CCMAR formou dois mergulhadores do Governo de Gibraltar, como mergulhadores científicos. Os mergulhadores ficaram aptos a monitorizar ambientalmente as águas de Gibraltar.

CCMAR forma mergulhadores do governo de Gibraltar
CCMAR forma mergulhadores do governo de Gibraltar. Foto: © CCMAR

O Centro de Mergulho Científico do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) foi a unidade escolhida pelo Governo de Gibraltar para formar dois dos mergulhadores do Departamento de Ambiente e Alterações Climáticas, em mergulho científico.

Durante uma semana, os mergulhadores Clive Crisp e Karl Netto aprenderam novos métodos e ganharam competências em planeamento, teste e execução de mergulhos com fins científicos.

“O mergulho científico abrange uma enorme variedade de tópicos, que vão desde a marcação e avaliação do local, aplicação de técnicas de pesquisa e navegação, mapeamento, censos de vida marinha e muitas outras técnicas que envolvem biologia, arqueologia e geologia”, indica o CCMAR.

A unidade de Mergulho Científico, do Departamento de Ambiente e Alterações Climáticas do Governo de Gibraltar, continua a monitorizar as águas de Gibraltar para a conservação da natureza, pondo em prática alguns dos conhecimentos adquiridos com a formação no CCMAR.

O CCMAR refere que o curso foi reconhecido como uma mais valia para o Governo de Gibraltar, “tendo o Ministro do Ambiente e Alterações Climáticas, John Cortes, referido em comunicado que a tutela fez grandes avanços na melhoria e protecção do ambiente marinho e que a colaboração com o Centro de Ciências do Mar, um líder em ciência marinha, também é particularmente gratificante”.

O CCMAR encontra-se sediado no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve e dedica-se à investigação científica na área das ciências do mar. O CCMAR é considerado um dos centros de ponta na investigação em áreas como a biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia.

Os cerca de 300 membros, dos quais 150 com doutoramento e dezenas de doutorandos, tornam o CCMAR uma unidade estratégica na investigação e na formação de mergulho científico em Portugal, nomeadamente de formação universitária de graduação.