CE cede 60 milhões de euros para autocarros ecológicos em Portugal

Comissão Europeia (CE) acaba de autorizar o Governo português a apoiar com 60 milhões de euros, do Fundo de Coesão da União Europeia, a compra de autocarros ecológicos. A atribuição do apoio vai ser por concurso público.

CE cede 60 milhões de euros para autocarros ecológicos em Portugal
CE cede 60 milhões de euros para autocarros ecológicos em Portugal. Foto: Rosa Pinto

O apoio de 60 milhões de euros, das verbas do Fundo de Coesão da União Europeia, a atribuir pelo Governo português a empresas de transportes públicos de passageiros, para aquisição de autocarros respeitadores do ambiente e para as infraestruturas conexas em Portugal, tem luz verde da CE.

A Comissão Europeia indica que o projeto português de apoio à aquisição de autocarros com baixo nível de emissões para infraestruturas públicas nas zonas urbanas respeita as regras da União Europeia (UE) em matéria de auxílios estatais. A medida contribui para a redução das emissões de CO2, limitando, ao mesmo tempo, as distorções da concorrência no mercado único.

Para Margrethe Vestager, Comissária responsável pela política da concorrência, “a medida permitirá melhorar a qualidade do ar em Portugal, e está em consonância com o objetivo europeu de redução das emissões. Contribui para a transição para transportes públicos mais ecológicos nas zonas urbanas, sem distorcer a concorrência”.

A CE esclarece que “em junho de 2016, Portugal notificou um regime de 60 milhões de euros destinado a apoiar a substituição dos antigos autocarros de propulsão convencional por novos autocarros com baixo nível de emissões, bem como das infraestruturas conexas de reabastecimento e ou recarga”.

O projeto dos novos autocarros prevê “uma redução das emissões de gases com efeito de estufa de pelo menos 15% em relação às normas europeias em vigor”.

A Comissão decidiu que a aprovação da medida é aplicável a todas as tecnologias verdes atualmente disponíveis, e que envolvem: autocarros a gás natural comprimido ou a gás natural liquefeito; autocarros elétricos ou híbridos; e autocarros a hidrogénio. O Governo português irá suportar 85% dos custos elegíveis através do financiamento do Fundo de Coesão da UE e os operadores de transportes públicos suportarão o montante remanescente.

Na decisão da Comissão, para a aquisição de autocarros, foram consideradas as orientações de 2014 relativas a auxílios estatais à proteção ambiental e à energia, dado que os autocarros com baixo nível de emissões são pouco utilizados em Portugal, devido ao seu custo elevado em comparação com os autocarros convencionais.

A CE verifica que “os operadores privados estão relutantes em investir em infraestruturas de reabastecimento e ou recarga para autocarros com baixo nível de emissões o que, por sua vez, torna mais difícil para os operadores a mudança para este tipo de autocarros”.

Outra das justificações da CE para autorizar este apoio estatal do Governo português é a necessidade “de incentivar os operadores de autocarros a adquirirem autocarros com baixo nível de emissões que vão para além das normas europeias em vigor”.

“Além disso, o auxílio é limitado e proporcionado” tendo em conta “o risco de gerir este tipo de infraestruturas”, refere ainda a CE.

Assim, o Governo irá abrir um concurso público ao qual podem concorrer os operadores de transporte públicos e as autoridades responsáveis pelo transporte urbano de passageiros em Portugal.