Celebração do Dia Europeu das Línguas em Beja

Diversidade linguística europeia é celebrada, este ano de 2023, em Beja. Um Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu e conversas sobre democracia participativa fazem parte do programa do Dia Europeu das Línguas.

Celebração do Dia Europeu das Línguas em Beja
Celebração do Dia Europeu das Línguas em Beja. Foto: Rosa Pinto

A Representação da Comissão Europeia em Portugal divulgou que organiza, no âmbito das celebrações do Dia Europeu das Línguas, entre 2 e 4 de outubro, o IV Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, que vai decorrer em Beja.

Na cidade de Beja, e durante três dias, irão decorrer ensaios e representações, mas também workshops de voz, improvisação e Teatro Fórum, conversas sobre democracia participativa e muito convívio entre alunos de Coimbra, Bombarral, Alenquer, Sintra, Lisboa, Serpa e Mérida (Espanha).

O evento do Dia Europeu das Línguas é organizado pela Comissão Europeia, em parceria com o Parlamento Europeu em Portugal, os centros Europe Direct do Baixo Alentejo, da Área Metropolitana de Lisboa, do Oeste, Lezíria e Médio Tejo e de Olivença (Espanha), assim como com a Câmara Municipal de Beja e a Escola Secundária Diogo de Gouveia.

O programa do evento tem início arranca na segunda-feira, dia 2 de outubro, às 11h30, com uma cerimónia inaugural que decorrerá no anfiteatro da Escola Secundária Diogo Gouveia, com a presença de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, que participará igualmente, às 14h00, num debate com os jovens sobre democracia participativa, tendo por pano de fundo as próximas eleições para o Parlamento Europeu.

“Neste que é o Ano Europeu das Competências, é bom ver os jovens a preparem o seu futuro, seja pela aprendizagem de línguas, seja pela aquisição de habilidades teatrais, seja ainda pela reflexão sobre o que querem para o seu futuro e quais as suas expectativas em relação à evolução da sociedade. Este encontro servirá certamente para os esclarecer e para que possam traçar a sua via com mais conhecimentos, referiu Sofia Moreira de Sousa.

No dia 3 de outubro, o Cineteatro Pax Julia vai acolher apresentações abertas ao público, como peça musical “O Principezinho”, às 12h00, pelo grupo de teatro (En)Cena de Serpa, às 21h00, o espetáculo humorístico de Jorge Serafim, e ainda as apresentações finais dos vários grupos a 4 de outubro.

No dia 6 de outubro e para encerrar as comemorações do Dia Europeu das Línguas em Portugal, às 10h00, escolas de todo o país poderão assistir a um seminário em online sobre a Europa, as suas línguas, os seus valores e o seu futuro. Um seminário que irá contar com a participação dos membros da comunidade alumni Summer CEmp Joana Gama Gomes e Filipe Caetano.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

Este ano, as celebrações da efeméride em Portugal tiveram um arranque com a presença da exposição multilingue “O Principezinho” na Festa do Livro em Belém, no dia 2 de setembro, e o passatempo sobre a Europa e as suas línguas, no Instagram e Facebook da Representação da Comissão Europeia.

No dia 26 de setembro, em Valverde del Fresno, em Espanha, o evento transnacional «A Raia, as línguas da não fronteira», organizado em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Madrid e à margem da reunião de ministros da Cultura da UE em Cáceres, celebrou as línguas raianas com um encontro de escolas, nomeadamente a de Penamacor.

Hoje, 28 de setembro, decorre a já tradicional Feira das Línguas em Paredes, na Área Metropolitana do Porto, com jogos, concursos, teatro, peddy paper, música e exposições.