Central Fotovoltaica de Paderne pode fornecer mais de 8 mil habitações

NextEnergy Capital e Frequent Summer inauguram Central Fotovoltaica de Paderne, Albufeira. A central ocupa 28 hectares com 39.564 painéis, com potência instalada de 17,4 MWp. A capacidade anual de 29,6 GWh de energia elétrica para abastecer mais de oito mil habitações.

Central Fotovoltaica de Paderne pode fornecer mais de 8 mil habitações
Central Fotovoltaica de Paderne pode fornecer mais de 8 mil habitações. Foto: DR

A Central Fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, foi inaugurada hoje, 9 de setembro de 2022. O projeto fotovoltaico da NextEnergy Capital e da Frequent Summer envolveu um investimento de 18 milhões de euros.

O novo parque fotovoltaico, em Portugal, ocupa uma área de cerca de 28 hectares e é composto por 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp. O parque tem uma capacidade de produção anual de 29,6 GWh de energia elétrica, que irá permitir abastecer mais de oito mil habitações e desta forma evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.

O feito foi sinalizado num evento que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do Managing Director da NextEnergy Capital, Filinto Martins, e do Representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte.

“Portugal é um país com um elevado potencial de crescimento no que diz respeito à produção de energia solar. A Central Fotovoltaica de Paderne reflete este cenário e mostra a aposta da NextEnergy neste tipo de investimentos”, referiu Filinto Martins, Diretor‑Geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital), presente na inauguração.

Filinto Martins acrescentou: “Desta forma, a empresa não só reforça a sua presença global, através da concretização de mais este projeto em Portugal, como contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”.

Para José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “fazia falta a Albufeira um investimento desta natureza. Esta central vai dar cobertura a oito mil fogos, tratando-se de uma energia que não polui, é renovável, limpa e silenciosa. Trata-se, por isso, de um bem maior, numa altura em que todos nos confrontamos com diversas áreas de combate, como a crise económica e as alterações climáticas, cujas repercussões vão da alimentação às dinâmicas sociais. Estou muito satisfeito com esta iniciativa e sobre esta Central Fotovoltaica nutro elevadas expectativas.”

Central Fotovoltaica de Paderne pode fornecer mais de 8 mil habitações
Central Fotovoltaica de Paderne pode fornecer mais de 8 mil habitações, Foto: DR

A NextEnergy Capital já possui investimentos em mais de 350 centrais solares, com potência de cerca de 2,5GW. O NextEnergy Group, fundado em 2007 tem estado ativo no desenvolvimento, construção e operação de projetos solares em diferentes países. Em Portugal, iniciou a atividade em 2020, através do seu fundo internacional NextPower III, com a construção desta central que agora se torna no seu segundo projeto em operação no país. Neste momento, o NextPower III tem outros dois projetos em construção em Portugal, com capacidade agregada de 250MWp. No total, o conjunto de todos investimentos que tem em curso vai permitir à empresa atingir uma capacidade instalada na ordem dos 300 MW em Portugal.

“Devido à elevada exposição solar, o Algarve apresenta condições meteorológicas únicas para o estabelecimento de uma Central Fotovoltaica, para além de ser uma região que já tem conhecimento, capacidade instalada e recursos humanos preparados para desafios e investimentos como este. Por todas essas razões, a estratégia da Frequent Summer vai passar não só por esta central, mas também por outros projetos ainda em desenvolvimento”, referiu Rogério da Ponte, representante da Frequent Summer, presente na inauguração.

A Frequent Summer, participada pelo Grupo Asunim e Cardinal Flexível, grupos que constituem uma referência internacional na energia solar fotovoltaica, com capacidade de planear, projetar e desenvolver sistemas fotovoltaicos, eólicos ou de hidrogénio verde (H2V). É um dos principais impulsionadores de parques solares fotovoltaicos em Portugal. A empresa conta já com mais de 400MW desenvolvidos, uma capacidade que pretende continuar a aumentar.

A empresa aposta agora, também, no desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde, e a pretende continuar a contribuir para que Portugal seja mais sustentável, amigo do ambiente e para a diminuição do país da dependência de energia externa.