Centro de Diálogo Internacional, KAICIID, tem nova liderança

Zuhair Fahd Jaber Alharthi e António Carlos Carvalho de Almeida Ribeiro são os novos Secretário-Geral e Secretário-Geral Adjunto da Organização Internacional dedicada à promoção do diálogo inter-religioso e intercultural, KAICIID, com sede em Lisboa.

Centro de Diálogo Internacional, KAICIID, tem nova liderança
Centro de Diálogo Internacional, KAICIID, tem nova liderança. Foto: DR

O Centro de Diálogo Internacional – KAICIID vai ter a partir de 1 de outubro de 2022 nova direção. O Conselho das Partes, formado por representantes da Áustria, Espanha, Arábia Saudita e Santa Sé, nomeou para o cargo de Secretário-Geral, Zuhair Fahd Jaber Alharthi, e para Secretário-Geral Adjunto António Carlos Carvalho de Almeida Ribeiro.

A nova liderança do KAICIID, nomeada para um período de quatro anos, tomará posse a 1 de outubro de 2022. A nova liderança irá assegurar que o Centro continue a sua missão de promover o diálogo inter-religioso e intercultural em todo o mundo.

“O nosso maior desafio – as nossas diferentes perspetivas, culturas e tradições espirituais – são, ao mesmo tempo, o nosso maior trunfo. Através do diálogo inter-religioso e de uma maior compreensão pelo “Outro”, podemos seguir em direção a um mundo que celebra a diversidade e defende os nossos valores comuns de paz e justiça”, afirmou o novo Secretário-Geral do KAICIID, Zuhair Fahd Jaber Alharthi, citado em comunicado do KAICIID.

“Muitas organizações e indivíduos estão preparados para se empenharem no diálogo. No entanto, muitas vezes não sabem por onde começar. O KAICIID oferece numerosos recursos, formações e fóruns globais que ajudam as instituições e os órgãos de decisão política a integrar o diálogo em todos os aspetos do seu trabalho”, referiu o novo Secretário-Geral Adjunto, António Almeida Ribeiro.

Zuhair Fahd Jaber Alharthi foi presidente do Comité de Negócios Estrangeiros do Conselho de Shura na Arábia Saudita. Trabalhou na Comissão de Direitos Humanos do país e no Conselho de Curadores do King Abdulaziz Center for National Dialogue. Tem mestrado em Direito pela Universidade de Brunel (Reino Unido) e Doutoramento em Filosofia do Direito pela Universidade de Kent (Reino Unido).

António Almeida Ribeiro é embaixador e diplomata de carreira. Foi Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e representou o país como Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas. Foi embaixador de Portugal na Argentina, Egito, Santa Sé, Ordem Soberana de Malta e Áustria, onde também foi Representante Permanente junto das Organizações Internacionais com sede em Viena, entre outras nomeações em todo o mundo.

Depois de estar concluído, desde início de julho de 2022, o processo de transferência da sede do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID de Viena para Lisboa, no seguimento do Acordo-Sede celebrado entre esta organização e a República Portuguesa, em 2021, o Centro iniciará as suas atividades em Lisboa ao longo dos próximos meses.

O Centro de Diálogo Internacional – KAICIID

O Centro de Diálogo Internacional – KAICIID visa promover o diálogo e a compreensão entre diferentes religiões e culturas, encorajando o respeito pela diversidade e procurando a justiça e a paz entre nações e povos, bem como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e perseguição.

O Centro é composto por um Conselho das Partes, composto por representantes dos Estados-membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha e Santa Sé como membro observador fundador) e por um Conselho de Administração composto por representantes de várias religiões (incluindo budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo e judaísmo).