Centro Hospitalar de Leiria debate como “conviver com o cancro”

“Conviver com o cancro” é o tema da conferência no Centro Hospitalar de Leiria, no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. É dirigida aos profissionais de saúde, doentes e famílias, e decore pelas 12h00 no Auditório do Hospital de Santo André.

Centro Hospitalar de Leiria debate como “conviver com o cancro”
Centro Hospitalar de Leiria debate como “conviver com o cancro”. Foto: Rosa Pinto

Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza mais uma edição da iniciativa “Reagir”, que tem inicio no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, com uma conferência destinada a profissionais de saúde, doentes e famílias. A conferência aborda o tema “Conviver com o cancro”.

A conferência de acesso livre decorre pelas 12h00, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e conta com as intervenções de Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO de Coimbra, e Ângela Coelho, membro da Direção Clínica da Unidade de Cuidados Continuados da Batalha.

O projeto, com o mote “As Artes de Leiria na Luta ao Cancro”, convida todos os leirienses a participar em ações de sensibilização para a prevenção e deteção precoce do cancro, informando e alertando, e mostrando que há vida para além desta doença.

A iniciativa abre mais uma vez as portas dos Serviços de Oncologia Médica e do Hospital de Dia de Oncologia para mostrar o que o CHL pode fazer pelos doentes oncológicos, acompanhando-os nesta jornada da sua vida, em que a presença e o apoio são fundamentais.

Para além da conferência a edição de 2019 do “Reagir” contempla outras ações:

dia 10 de fevereiro uma caminhada, com concentração no Largo de Papa às 9h30, a passar pelo percurso Polis até regressar ao mesmo local;

dia 13 de fevereiro, pelas 21h30, uma corrida/caminhada, na Praça Rodrigues Lobo, em que os profissionais e amigos do CHL se juntam à Brisas do Lis Night Run, num percurso que passará pelo HSA;

dia 16 de fevereiro, pelas 21h30 a “Gala Reagir 2019”, um espetáculo solidário que decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva com a participação de artistas leirienses de várias áreas, como a dança, a música e o teatro.