Charles Michel agradece à Roménia acolher mais de 115.000 refugiados ucranianos

Na Roménia, Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, agradeceu ao país ter acolhido mais de 115.000 refugiados ucranianos, e afirmou que a União Europeia “irá aumentar massivamente a capacidade de produção de munições” para entregar à Ucrânia.

Charles Michel agradece à Roménia acolher mais de 115.000 refugiados ucranianos
Charles Michel agradece à Roménia acolher mais de 115.000 refugiados ucranianos.

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, declarou em Bucareste, na Roménia, que “a União Europeia continuará a apoiar a Ucrânia enquanto for necessário” e que em resposta ao pedido do presidente Zelenskyy, da Ucrânia, de mais munições de guerra, “estamos novamente a intensificar o apoio militar. Na semana passada, concordamos em entregar com urgência um milhão de projeteis de munição à Ucrânia” e que União Europeia “irá aumentar massivamente a capacidade de produção de munições”.

Charles Michel agradeceu ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, “pelos esforços da Roménia em acolher mais de 115.000 refugiados ucranianos. E para o centro humanitário internacional que ajudou no trânsito de mais de 70 missões de assistência internacional”.

Referindo à Moldávia afirmou que a União Europeia reafirma “apoio inabalável à soberania e integridade territorial da Moldávia”, e acrescentou que nos últimos meses “a Rússia e seus representantes intensificaram esforços para desestabilizar o país”, com “armamento de energia, realização de ataques cibernéticos, realização de protestos e outras atividades subversivas”.

Para reforçar a segurança, estabilidade e resiliência na Moldávia, referiu Charles Michel, “é importante lançarmos a nova missão da Política Comum de Segurança e Defesa na Moldávia, o mais rápido possível”.