Charles Michel defende no Cairo solução de dois Estados para conflito na Palestina

Presidente do Conselho Europeu defende, no Cairo, a solução de dois Estados para conflito na Palestina. Charles Michel condena ataque do Hamas contra Israel e exige a libertação dos reféns sem condições, pelo Hamas.

Charles Michel defende no Cairo solução de dois Estados para conflito na Palestina
Charles Michel defende no Cairo solução de dois Estados para conflito na Palestina. Foto: © UE

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na cimeira de paz, no Cairo, Egito, lembrou: “Condenamos veementemente o desprezível ataque terrorista levado a cabo pelo Hamas contra Israel e o seu povo e exigimos a libertação dos reféns incondicionalmente e sem demora”.

Não mencionando o povo palestiniano, Charles Michel, afirmou: “Afirmamos a importância de proteger os civis e proteger as infraestruturas civis, sempre, em todo o lado e em todos os momentos. E, finalmente, afirmamos o direito de Israel de se defender. Este direito de defesa deve ser concretizado em conformidade com o direito internacional e o direito humanitário internacional.

O Presidente do Conselho Europeu definiu os três pontos que considera importantes e abordar na reunião: “O primeiro ponto diz respeito à mobilização para abrir o acesso humanitário, para garantir que os mais vulneráveis ​​tenham acesso à água, eletricidade, alimentos e medicamentos.” O segundo é nosso “dever trabalharmos juntos para evitar a escalada regional, conter o conflito e pôr fim ao ciclo de violência” e o terceiro ponto é “avançarmos em direção a uma solução duradoura, uma solução duradoura que deve basear-se na solução de dois Estados”.

Charles Michel afirmou que deverá ser apoiado “o fortalecimento da Autoridade Palestiniana, que representa as aspirações legítimas do povo palestiniano”, e concluiu que o atual conflito, “é um drama que causou tanto sofrimento, tanta desgraça. É um drama e um conflito que está a gerar muita polarização, muitas divisões, muita tensão em todo o mundo, para além da região”.