Charles Michel defende uma União Europeia mais autónoma

Últimos acontecimentos com o Afeganistão, a relação com a China, a situação no Indo-Pacífico são temas da reunião informal dos membros do Conselho Europeu, em Eslovénia. Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel defende uma União Europeia mais autónoma.

Charles Michel defende uma União Europeia mais autónoma
Charles Michel defende uma União Europeia mais autónoma. Foto: © UE

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, referiu hoje na Eslovénia, antes da reunião informal dos membros do Conselho Europeu, que é o momento ou a oportunidade, depois dos recentes acontecimentos geopolíticos – Afeganistão, a relação com a China, a situação no Indo-Pacífico – para ver como é possível garantir que a União Europeia exerça mais influência no plano internacional de promoção dos nossos valores, de defesa dos nossos interesses.

Charles Michel referiu: “Apoiamos fortemente a abordagem multilateral. Temos fortes alianças. Muitos países membros da União Europeia também são membros da OTAN. E a OTAN é um pilar de segurança no qual confiamos.”

“Mas, ao mesmo tempo, vemos que devemos ser capazes de agir com um pouco mais de autonomia para que nossas alianças sejam mais fortes. Porque aliados fortes fazem alianças fortes”.

Para o Presidente do Conselho Europeu esta reunião informal dos membros do Conselho Europeu “será uma oportunidade para esta noite abordar estes assuntos, de forma a podermos esclarecer a forma, nos próximos meses, de continuar a trabalhar.”

“No próximo ano, certamente teremos uma cimeira europeia dedicada ao tema da defesa, que exigirá etapas preparatórias ao longo das próximas semanas”, concluiu Charles Michel.