Chuva de meteoros na noite de 12 de agosto

Com as condições meteorológicas previstas, de noite escura e céu limpo a noite de domingo, 12 de agosto, é perfeita para assistir à chuva de meteoros Perseidas. Um acontecimento que se deve à passagem da terra por uma zona de destroços do cometa Swift-Tuttle.

0
Chuva de meteoros na noite de 12 de agosto
Chuva de meteoros na noite de 12 de agosto. Imagem: © NASA/MEO

Ao longo do ano podemos sempre assistir ao efeito da queda de meteoros, mas a chuva de meteoros Perseidas é considerada uma das melhores chuvas de meteoros do ano, quando a Terra passa por uma zona de destroços deixados pelo cometa Swift-Tuttle, e que este ano decorrem desde o final de julho mas que atingem o pico máximo na noite de 12 para 13 de agosto.

O número previsto de meteoros a partir das 21h00, em Portugal (continente) pode atingir os 60 aos 110 meteoros por hora.

Para ter uma boa observação deve escolher um local longe de luzes da cidade, deite-se de costas e olhe para o céu. Não é preciso nenhum equipamento especial para ver a chuva de meteoros, neste caso os telescópios ou binóculos não são recomendados.

Meteoros geralmente podem ser vistos em qualquer parte do céu, então não se preocupe e olhe em qualquer direção. Na mesma noite ocorrem outras chuvas de meteoros para além dos Perseidas, sendo que os Perseidas são mais rápidos e vão na direção da constelação de Perseus.

Não utilize o smartphone pois o brilho altera a sua visão. Não se esqueça que os olhos demoram cerca de 30 minutos a adaptar-se ao escuro pelo não olhe para nada brilhante.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!