
A Infraestrutura central da Comissão Europeia responsável pela gestão de dispositivos móveis terá sido alvo de um ciberataque, a 30 de janeiro de 2026, que poderá ter resultado no acesso aos nomes e números de telemóvel de alguns dos funcionários. No entanto, uma resposta rápida da Comissão Europeia terá garantido que o incidente fosse limitado e o sistema reposto com segurança em 9 horas.
A Comissão Europeia indicou que não foi detetada qualquer violação dos dispositivos móveis, e que leva a sério a segurança e a resiliência dos sistemas e dados internos e que continuará a monitorizar a situação. Entretanto, assume que tomará todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos seus sistemas. O incidente irá ser aproveitado para ser analisado minuciosamente, para servir de base para um reforço das capacidades de cibersegurança.
A União Europeia enfrenta diariamente ciberataques e ataques híbridos contra serviços essenciais e instituições, entretanto, a Comissão Europeia indicou que está empenhada em reforçar ainda mais a resiliência e as capacidades de cibersegurança.













