Ciclo de cinema europeu – LUX Film Days Online

Mostra de filmes europeus no âmbito do Prémio LUX de Cinema "LUX Film Days Online". Os filmes estão disponíveis gratuitamente de 18 a 24 de dezembro na plataforma www.filmin.pt.

Ciclo de cinema europeu - LUX Film Days Online
Ciclo de cinema europeu - LUX Film Days Online

O Parlamento Europeu em Portugal, juntamente com a Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor, apresentam “LUX Film Days Online“, uma mostra de filmes europeus no âmbito do Prémio LUX de Cinema. Os filmes estão disponíveis gratuitamente, de 18 a 24 de dezembro, em www.filmin.pt.

O Parlamento Europeu criou o Prémio LUX de Cinema para melhorar a distribuição dos filmes europeus em toda a Europa e estimular o debate sobre as principais questões sociais da atualidade.

A programação do ciclo de cinema conta com um filme que compete pelo Lux – Prémio Europeu do Público para o Cinema 2021: Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa, uma reflexão sobre fé, religião, o indivíduo e a sociedade.

A seleção de filmes inclui ainda vários anteriores vencedores, finalistas e candidatos do Prémio LUX de Cinema do PE, nomeadamente os vencedores A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson (Prémio LUX 2018), Sami Blood, de Amanda Kernell (Prémio LUX 2017) e Welcome, de Philippe Lioret (Prémio LUX 2009), e os candidatos A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras (finalista do Prémio LUX 2016), e Inimigo da turma, de Roc Bicek (finalista do Prémio LUX 2014).

A visualização destes conteúdos na plataforma Filmin é oferecida pelo Parlamento Europeu, tornando este ciclo gratuito para todos – subscritores e não subscritores.

LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema

O prémio cinematográfico do Parlamento Europeu mudou: a partir de agora, o público está diretamente envolvido na escolha do vencedor. O renovado Prémio LUX associa-se à European Film Academy para alcançar um público mais vasto e chama-se agora “LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema”.

Os três nomeados deste ano são: “Another Round” de Thomas Vinterberg, “Collective” de Alexander Nanau e “Corpus Christi – A Redenção” de Jan Komasa.

Ciclo de cinema europeu - LUX Film Days Online
Ciclo de cinema europeu – LUX Film Days Online

Como votar

O público pode votar em https://luxaward.eu/en#voting para escolher o vencedor entre os três filmes nomeados para a primeira edição do LUX Prémio do Público (sistema de pontuação: uma estrela – mau, cinco estrelas – excelente). A votação começou a 13 de dezembro 2020, mas é possível alterar o voto até 11 de abril 2021, dia em que as votações encerram. Apenas é contabilizado o voto mais recente. Alguns participantes vão ser premiados, de forma aleatória, com a oportunidade de assistir à Cerimónia Lux Prémio do Público, a 28 de abril 2021, no Parlamento Europeu em Estrasburgo e à próxima Cerimónia dos Prémios do Cinema Europeu em dezembro 2021.

Programação LUX Film Days Online 18 a 24 de dezembro:

Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa, nomeado LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema 2021;

A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson, vencedor Prémio LUX 2018;

Sami Blood, de Amanda Kernell Kernell, vencedor Prémio LUX 2017;

Welcome, de Philippe Lioret, vencedor Prémio LUX 2009;

A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras, finalista Prémio LUX 2016;

Inimigo da Turma, de Roc Bicek, finalista Prémio LUX 2014;

Girl, de Lukas Dhont, concorrente Prémio LUX 2018.