Ciência 2019 reúne milhares de investigadores em Lisboa

Encontro com a Ciência e Tecnologia, o Ciência 2019, reúne em Lisboa, no CCL, de 8 a 10 de julho, milhares de investigadores para debater e dar a conhecer muitos dos projetos de investigação em curso. O Reino Unido é o país convidado.

Ciência 2019 reúne milhares de investigadores em Lisboa
Ciência 2019 reúne milhares de investigadores em Lisboa, no CCL em Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

O Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal decorre, em Lisboa, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL), de 8 a 10 de Julho, e tem como país convidado o Reino Unido. Trata-se do maior encontro de investigadores portugueses, mas que inclui a participação de empresários, políticos, estudantes, investigadores estrangeiros e professores de todos os níveis de ensino.

Do programa do Ciência 2019 fazem parte 120 sessões, 673 comunicações, 580 posters e 50 demonstrações onde os participantes vão poder conhecer alguns dos projetos inovadores em desenvolvimento nas unidades de investigação do país. O encontro deve reunir mais de quatro mil participantes.

A iniciativa lançada pelo antigo ministro Mariano Gago, há mais de 10 anos, tem organização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior MCTES e envolve também a Ciência Viva, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.

A edição do Ciência 2019 vai dar enfâse especial a várias celebrações científicas, incluindo os 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, os 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), os 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, e os 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Encontro Ciência 2019 destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Por isso, este encontro tem como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.