Cientistas da Ucrânia incentivados a trabalhar na União Europeia

Portal ERA4Ukraine, lançado pela Comissão Europeia, vai auxiliar investigadores na Ucrânia e investigadores que fogem da Ucrânia a encontrar na União Europeia locais de trabalho, e facilitar o reconhecimento dos diplomas.

Cientistas da Ucrânia incentivados a trabalhar na União Europeia
Cientistas da Ucrânia incentivados a trabalhar na União Europeia

A Comissão Europeia lançou o portal “Espaço Europeu da Investigação para a Ucrânia”, ERA4Ukraine, para apoiar investigadores na Ucrânia e investigadores que fogem da Ucrânia. O objetivo é, entre outros, ajudar esses investigadores a encontrar na União Europeia locais de trabalho e facilitar o reconhecimento dos seus diplomas.

O portal ERA4Ukraine é lançado na rede EURAXESS. Uma rede que apoia investigadores através da ligação de mais de 600 centros e 43 portais nacionais em todos os Estados-Membros da UE e países associados com o Horizonte Europa. Todas as informações estarão brevemente disponíveis em inglês e em ucraniano.

Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, declarou: “Somos solidários com os investigadores e inovadores da Ucrânia, que têm de fazer face a circunstâncias sem precedentes devido à invasão russa ao seu país”.

“Enquanto se aguarda a ratificação da associação da Ucrânia ao Horizonte Europa, garantimos que os beneficiários selecionados já possam receber financiamento dos programas de investigação e desenvolvimento da EU” acrescentou a Comissária.

Maria Leptin, presidente do Conselho Europeu de Investigação (CEI), solicitou a todos os 5 600 beneficiários de subvenções do CEI que disponibilizassem emprego temporário a investigadores e pessoal auxiliar refugiados da Ucrânia. Esta nova iniciativa do CEI está incluída no portal ERA4Ukraine. A Comissão indicou que até à data, em apenas alguns dias, foram recebidas 380 propostas.

Outras iniciativas da EU de apoio aos investigadores ucranianos incluem o acesso à Science4Refugees, uma iniciativa EURAXESS existente que oferece estágios, empregos a tempo parcial e a tempo inteiro aos refugiados, bem como o acesso a uma Comunidade Europeia da Investigação.

O portal ERA4Ukraine também tem ligação com #Science4Ukraine, um grupo de estudantes e de investigadores científicos voluntários de instituições académicas na Europa e em todo o mundo. Os voluntários recolhem e divulgam informações sobre possibilidades de apoio a nível universitário, nacional e internacional para estudantes universitários e investigadores diretamente filiados numa instituição académica da Ucrânia.

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) apelou aos seus bolseiros para fornecer emprego temporário a pesquisadores refugiados e pessoal de apoio, como técnicos e gestores de laboratório, da Ucrânia. O CEI entrou em contato com todos os seus 5.600 bolsistas atuais e está a recolher informações sobre possíveis oportunidades de trabalho.

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: “Esta iniciativa é uma demonstração do forte empenho da UE e da abertura dos nossos programas de Investigação e Inovação à participação de países terceiros”.

A presidente do CEI, Referiu: “Pedimos aos bolseiros do CEI e às universidades e centros de investigação que os recebam: abram os seus laboratórios e suas equipas para investigadores que tiveram que fugir da guerra na Ucrânia. Se está a planear contratar membros da equipa para um projeto financiado pelo CEI então considere investigadores refugiados e outros membros da equipa da Ucrânia com a experiência que corresponda às necessidades. Esta é apenas uma forma de ajudar – é crucial que a comunidade científica esteja unida.”

Além desta iniciativa específica para cientistas, académicos e investigadores da Ucrânia, o Conselho Científico já tinha preparado uma proposta, no início deste ano, para incluir uma disposição especial no Programa de Trabalho “ERC 2023” sobre investigadores que procuram asilo de forma mais ampla. O objetivo é facilitar os pedidos de bolsas de investigadores refugiados também de outros países e zonas de guerra.